Celia: bússola na tempestade e patamar para o futuro
Texto: Anaisis Hidalgo Rodríguez - Cuba
Aguarde, carregando...
Acontecem nestes domingo as eleições presidenciais na Colômbia
28.05.2010 – Mais de 50 observadores internacionais de cerca de 20 países chegaram nesta quinta-feira a Bogotá (capital), Colômbia, para verificar o desenvolvimento do primeiro turno das eleições presidenciais que se realizará neste domingo e velar para que haja transparência nos resultados. A informação foi dada a conhecer pelo Registro Nacional do Estado Civil da Colômbia, a qual acrescentou que os integrantes da denominada Missão de Observação Técnica Internacional visitarão distintos locais de votação e permanecerão até o dia 31 de maio.
A presença dos observadores internacionais na jornada eleitoral que elegerá o presidente e vice-presidente da Colômbia para um período presidencial de 2010 a 2014, deve basear-se sob os princípios da “imparcialidade, neutralidade e transparência (…) não poderão adiantar atuações secretas”, segundo o Registro.
A missão participará nesta quinta-feira de um seminário relacionado com as atividades que acontecerão na jornada eleitoral deste domingo.
Se prevê que os observadores em representação da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização de Estados Americanos, Comunidade Europeia, se guiem pelos diferentes convênios subscritos entre Colômbia e estes diferentes organismos, façam ato de presença para também presenciar a jornada eleitoral.
Os observadores deverão verificar os resultados que o Registro emita, logo que for concluído o primeiro turno eleitoral, onde se poderá saber quem irá para o segundo turno em caso de um empate, ou quem será o sucessor do atual presidente colombiano, Álvaro Uribe.
Segundo pesquisas realizadas no país, a eleição do novo presidente não se decidirá no primeiro turno, sendo assim os colombianos poderiam voltar às urnas no próximo 20 de junho.
As sondagens pré-eleitorais começaram a mostrar a intenção de votos dos colombianos, o que produziu uma estreita diferença entre o candidato do Partido governamental “U”, Juan Manuel Santos, e seu adversário do Partido Verde Antanas Mockus, aspirantes à cadeira da Casa de Nariño (Palácio do Governo).
Um total de 29 milhões 983 mil 279 colombianos estão habilitados tato na Colômbia como no exterior para eleger seu dignitário, de acordo com dados fornecidos pelo Registro Nacional.
Segundo estes dados 71.777 mesas serão instaladas em 10.075 pontos de votação na Colômbia, enquanto que no exterior se estabelecerão 948 mesas, distribuídas em 196 postos de 60 países, onde cidadãos colombianos exercerão seu direito ao voto.
A notícia é da Adital/Telesul.