Anais do evento

Além das conferências e mesas de debates, confira também os artigos que foram publicados nesta edição das Jornadas Bolivarianas!

Apresentação

A conjuntura brasileira e latino-americana, sempre marcada pelo aprofundamento dos conflitos sociais, exigiu da Universidade uma resposta crítica à dramática situação dos trabalhadores e trabalhadoras da região. Depois de uma década marcada pela ascensão de diversos governos progressistas em que as políticas sociais estiveram no cerne da agenda política, o pêndulo político latino-americano começou a pender à direita, dando lugar a políticas marcadas pela redução/perda de direitos da classe trabalhadora bem como a privatização de bens públicos. Por conta disso, o Instituto de Estudos Latino-Americanos elegeu o tema “Marxismo e Revolução - Teoria e Transformação Social na América Latina” para debater na 14º edição das Jornadas Bolivarianas. Para tanto vieram importantes intelectuais de vários países da América Latina para uma série de conferências e também os pesquisadores foram chamados a contribuir com textos e apresentações orais. Nos anais das Jornadas Bolivarianas disponibilizamos todos os trabalhos recebidos, embora apenas oito tenham sido selecionados para apresentação oral, em função do espaço na grade de horários. Oferecemos então a leitura das contribuições que chegaram de vários pontos do país e que estão à disposição para o debate.

Artigos Científicos

Autores desta edição