O CIRCULA é um projeto que visa difundir produções cinematográficas latino-americanas concretizando a tarefa urgente de construção do pensamento crítico regional.

O cinema, reproduzindo imagens e sons reais, materializa a arte e ganha a dimensão de veracidade. Nesse sentido, para os jovens a cultura audiovisual possui influência no processo de construção do conhecimento contribuindo também para a formação de consciência. Assim, juntamente com a televisão e a internet, o cinema pode ser uma importante ferramenta de divulgação cultural em nossa atualidade, tornando-se mecanismo de disseminação cultural, sobretudo para os jovens.

Nas últimas décadas, houve aumento – em termos de quantidade e qualidade – na produção e divulgação de filmes latino-americanos; entretanto, o mercado cinematográfico conserva o domínio da indústria cultural norte-americana, negligenciando produções nacionais bem como dos demais países periféricos. Neste contexto, o Circuito de Cinema Latino Americano e Caribenho Ali Primera – CIRCULA é um projeto de iniciativa do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), que visa difundir e legitimar as produções cinematográficas locais e regionais, por meio do fomento à cultura e à história tipicamente latino-americanas, concretizando a tarefa urgente de construção do pensamento crítico.

O CIRCULA "Ali Primera" funciona através da projeção de filmes organizados tematicamente, priorizando abranger as produções feitas nos países latino-americanos e caribenhos. A organização do ciclo de filmes priorizará ainda as especificidades do público alvo, como crianças, adultos trabalhadores, estudantes etc, de modo que facilite a aproximação crítica com os temas tratados através dos filmes. Ao início de cada sessão será apresentada uma pequena resenha sobre a história do filme, dados gerais da produção e uma introdução sobre a realidade do país no que se refere a contexto político-social e informações territoriais, culturais e  populacionais, visando caracterizar uma contextualização histórica e espacial da narrativa da produção cinematográfica. Sempre após a exibição, haverá um espaço de discussão, perguntas e esclarecimentos, possibilitando-se por este meio, uma reflexão histórica, cultural e sociopolítica  acerca do conteúdo exposto através dos filmes apresentados. Ainda com o intuito de ampliar e aprofundar as discussões, eventualmente professores, especialistas e debatedores serão convidados a participar das discussões.

Em cartaz

A próxima exibição ocorrerá no dia 31 de Maio, quarta-feira, às 18:30 no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), na UFSC.