CIRCULA encerra 2016

9 de Dezembro de 2016, por IELA

Foto de Felipe Maciel Martínez
Foto de Felipe Maciel Martínez

 

Na última quarta-feira (07/12), o Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera, do IELA, exibiu o premiado filme "El Abrazo de la Serpiente" (2015). O longa-metragem, uma coprodução entre Colômbia, Venezuela e Argentina,  é dirigido pelo colombiano Ciro Guerra e nos apresenta a história de Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, que é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico estadunidense em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. Após a exibição, houve debate entre os presentes sobre a temática levantada no filme.

O CIRCULA é um projeto de cultura do Instituto de Estudos Latino-Americanos que visa difundir o cinema regional crítico, em oposição à crescente hegemonia da indústria cultural estadunidense. Em 2016 foram mais de dez exibições de filmes, que contaram desde clássicos até trabalhos mais recentes, de diversos países da América Latina e Caribe. Durante o ano contamos com o trabalho do bolsista Marino Mondek e o apoio imprescindível de Felipe Maciel Martínez, quem fotografou todas as exibições do projeto.

Em 2017 o CIRCULA o se mantém, assim como o IELA, na tarefa urgente de construção do pensamento crítico regional. Acompanhe nosso trabalho pelo sítio do projeto (www.iela.ufsc.br/circula) e pela página do IELA no facebook.  Nos vemos no próximo ano!

 

Foto de Felipe Maciel Martínez
Foto de Felipe Maciel Martínez