Curso Livre do IELA sobre Hegel e Marx

12 de Maio de 2018, por IELA

Nas tardes dos dias 17 e 18 de Maio, realizaremos mais uma edição do projeto Cursos Livres do IELA, dessa vez discutindo a relação entre as obras de Hegel e Marx. A atividade acontecerá no miniauditório de Economia e Relações Internacionais, no Centro Socioeconômico (CSE), das 14:30 às 16:00.

Os Cursos Livres do IELA são um projeto do Instituto que busca proporcionar espaços de discussão mais aprofundados que os das frequentes palestras que realizamos. Para essa edição, contaremos com a participação do Prof. Sandro Grisa, economista e mestre em economia pela UFSC. Sandro foi professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e desenvolve pesquisa há alguns anos sobre o tema.

A bibliografia sugerida é:

- Fenomenologia do espírito (Hegel). Introdução e Prefácio. Editora Vozes.
- Ciência Da lógica. Introdução, Primeiro livro (A doutrina do ser); Segundo livro A Doutrina da essência.  É uma ediçao de Excertos da editora Barcarola)
- O capital, K. Marx. Livro III, Vol. 5. (cap A relação reificada na forma de capital produtor de Juros; O capital produtor de Juros; crédito e capital ficitício)
- Critica à filosofia do Direito de Hegel, K. Marx (editora Boitempo)

Textos complementares:

- Introduçao à leitura de Hegel, Alexandre Kojéve. (editora Contraponto)
# À guisa de introduçao
#A dialética do Real e o método fenomenológico em Hegel
- H, Marcuse. Razão e revolução
- Lukacs, G. O jovem Marx e outros escritos filosóficos (Cap III, o O jovem Hegel)
- Lukacs, G. Para um ontologia do ser Social I (cap III A falsa e e a autentica ontologia de Hegel)
- Sanchez Vasquez, A. A Filosofia da Praxis (cap. I. A concepçao de praxis em Hegel)
- Dotti, Jorge. A crítica ao universal Hegeliano em Marx e Stirner. (Estado e política - A filosofia de Hegel Jorge zahar Editor)
- Zizek, S. Menos que Nada. Boitempo editoral (cap III. "Nao só como Substância mas também como Sujeito)
- Zizek, S. A visão em Paralaxe. Boitempo editorial. (cap I O sujeito, esse 'judeu circuncidado interiormente)

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail iela@contato.ufsc.br e estão sujeitas à confirmação.