A vida Guarani

1 de Julho de 2015, por Rubens Lopes


Fotos: Rubens Lopes

Uma  exposição fotográfica, realizada através do olhar dos jovens de seis aldeias Guarani de Santa Catarina está no HAL do CFH durante a programação da Mostra Permanente de Cinema de Povos Indígenas e Tradicionais,  organizada pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI). 

Realizada a partir do projeto de pesquisa e extensão “Indígena Digital”, coordenado pela professora Beatriz Paiva, que promove a formação de jovens indígenas em diferentes linguagens e técnicas na área da comunicação digital, essa exposição busca retratar a realidade das comunidades indígenas Guarani pelo próprio olhar de seu povo. As fotos foram feitos pelos jovens Guarani. 

Foram trabalhados diferentes temas: Vida nas aldeias, semente tradicional e o coral guarani. São 60 fotos em tamanho 28x35cm. Esse trabalho teve a contribuição da doutoranda Ana Paula Soukef e Rubens Lopes, estudante de jornalismo da UFSC e ministrante das oficinas. O objetivo do projeto é focado especialmente na produção audiovisual, para que os jovens atuem como produtores e multiplicadores de informações e representações locais. A exposição é aberta a toda comunidade universitária e ao público.