Trabalhos selecionados para a XIII Jornadas Bolivarianas

7 de Abril de 2017, por Maicon Cláudio da Silva

Jornadas Bolivarianas acontecerão de 15 a 17 de Maio no Auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis.

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) torna pública a lista de trabalhos selecionados para apresentação durante a XIII Edição das Jornadas Bolivarianas, que neste ano discutirá a Educação na América Latina à luz dos 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba.

Apresentações no dia 15 de Maio, das 14:00 às 18:00

• "Notas sobre o pensamento pedagógico libertador latino-americano", de Efendy Emiliano Maldonado bravo;
  • "A bússola mariateguiana e a questão indígena", de Carmen Susana Tornquist;
  • "A decolonialidade na educação em direitos: a reforma do ensino médio brasileiro", de Robson Oliveira Gonçalves, e Vinícius Silva Bonfim;
  • "Outro olhar sobre a América Latina nas aulas de História da educação básica", de Rafael Gonçalves de Oliveira, e Alana Cristina Teixeira Chico.

Apresentações no dia 16 de Maio, das 14:00 às 18:00

• "Subordinação e dependência: A lumpen-burguesia e o desenvolvimento capitalista no Brasil", de Raphael Lobo Duarte Batista Teixeira;
  • "Das sombras à luz: as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Nacional de Córdoba (UNC) sob as ditaduras civil-militares brasileira (1964-1985) e argentina (1976-1983)", de Gabriel Roberto Dauer;
  • "Representações, diferenciações e processos de identidades das sociedades ameríndias brasileiras", de Maira Damasceno;
  • "Os novos fluxos migratórios em Santa Catarina, educação e direitos humanos", de Janaina Santos.

Agradecemos a todos os autores que enviaram seus trabalhos, e informamos que  mesmo aqueles que não foram selecionados para apresentação, serão incluídos nos anais do evento. Caso não haja interesse nisto, pedimos a gentileza de contactarnos pelo correio eletrônico iela@contato.ufsc.br.