Jornadas Bolivarianas - apresentação de trabalhos

18 de Abril de 2018, por Elaine Tavares


As Jornadas Bolivarianas, que realizam esse ano sua 14ª edição, apresenta um espaço para a discussão de temas de estudo sobre a América Latina, buscando integrar pesquisadores e intelectuais que estejam debruçados sobre os problemas do continente e sobre os avanços da luta social. São duas tardes, oito trabalhos, nas mais diversas temáticas. As apresentações orais  tem 20 minutos cada uma, seguidas de debate.

Esse é um espaço sempre muito rico no qual os estudos podem ser compartilhados e melhorados a partir das contribuições recebidas. Nunca é fácil para o Comitê Científico decidir quais serão os oito trabalhos, visto que a qualidade dos mesmos sempre é muito boa.  Mas, em função do tempo, a seleção é necessária. 

Conheça agora os oito trabalhos selecionados para apresentação oral. Solicitamos aos autores que confirmem sua participação para que possamos chamar os suplentes, caso haja desistência. 

07 de maio – 14h e 30min - segunda-feira

1 - "Produção, Reprodução e Valor: Revisitando conceitos para um novo debate de gênero, classe e trabalho", de Elisabeth Zorgetz Loureiro (UESC - Ilhéus, BA)
2 - "O editorialismo programático de vanguarda de Mariátegui", de Carmen Susana Tornquist (UDESC - Florianópolis, SC)
3 - "A condição periférica brasileira na era do capital especulativo pós 1994: estágio superior da dependência", de Fernando Augusto de Assis (UNSAM - Argentina)
4 - "Considerações acerca do neoliberlaismo na América Latina e suas alternativas", de Jales Dantas da Costa (UnB - Brasília, DF) e Wolney Roberto Carvalho (UNILA - Foz do Iguaçú, PR) 

09 de maio – 14h 30min - quarta-feira

1  - "Os ninguéns do ser nacional: sobre um povo à procura de si mesmo em Darcy Ribeiro", de Demetrius Ricco Ávila (PUC-RS - Porto Alegre, RS)
2 - "Academia Militar de Venezuela, cuna de la Revolución Bolivariana: la formación de Hugo Rafael Chávez Frías en 'La casa de los sueños azules'. 1971-1975", de Santiago Giantomasi (UNILA - Foz do Iguaçú, PR).
3 - "O desenvolvimento local no Socialismo cubano e as contribuições da Universidade com sua Ciência, Tecnologia e Inovação", de Nelson A. Garcia Santos (FURB - Blumenau, SC)
4 - "O pensamento político em saúde latino-americano: a contribuição de Floreal Antonio Ferrara para a crítica da Saúde Coletiva - primeiras notas", de Leonardo Carnut (USP - São Paulo, SP) e Áurea Maria Zöllner Ianni (USP - São Paulo, SP)