Mariátegui: 90 anos dos Sete Ensaios

5 de Novembro de 2018, por IELA


O Núcleo de Estudos de História da América Latina (Nehal) promove uma Mesa Redonda no dia 13 de novembro de 2018, às 18h30, na sala 10 do corredor do Departamento de História  no Centro de Ciências e Filosofia - CFH da UFSC, tendo como tema os 90 Anos de publicação dos "Sete Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana", de José Carlos Mariátegui.

Este livro  é considerado uma das principais obras das Ciências Humanas em nosso continente,  expressando uma das mais  criativas formas de pensar a latino-américa, desde um ponto de vista não colonizado.  Para Michael Lowy, Mariátegui soube escapar das duas tendências comuns ao pensamento latino americano, o excepcionalismo e o eurocentrismo.  Partindo da realidade concreta de seu pais, no qual, no inicio do seculo XX, a maioria da população era indígena e na qual persistiam costumes  comunais   de seculo anteriores a Conquista, Mariátegui  chegou  a   propor um socialismo indo-americano, junto a sua consigna de que o socialismo na América não poderia ser “nem decalque nem cópia, e sim uma criação heróica”. 

As bases da sua interpretação e visão de socialismo irá aparecer de forma mais completa na obra 7 Ensaios. A primeira publicação desta  obra seminal  aconteceu em outubro de 1928. E, apesar de seus  90 anos, a  vitalidade de Mariátegui - e desta obra em particular - é de impressionante atualidade. 

Mariátegui utiliza o método e conceitos marxistas para explicar a realidade de seu país no primeiro quartel do século XX, sendo por isto considerado o primeiro marxista de nosso continente. Destaca-se a originalidade com que  são  empregados os conceitos de imperialismo, luta de classes, materialismo histórico e dialético para  interpretar e compreender o estágio do desenvolvimento das forças produtivas no Peru,  mas  sua analise  pode ser estendida  para a grande maioria dos países latino-americanos naquele momento.

Com o intuito de debater o pensamento de Mariátegui e sua principal obra, juntamente com a Cátedra JCM, do Peru, o NEHAL promove esta atividade comemorativa e de reflexão  sobre  os Sete Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana:

Participam da mesa: 

Elvis Humberto Poletto: O Conceito de  Nação em Mariátegui

Carmen Susana Tornquist:  A atualidade de "O Problema  Indígena"

Coordenação da mesa - Yuri Lorscheider.

Promoção NEHAL - Núcleo de Estudos de História da América Latina
               APOIO IELA e CAL -SC