Nehal discute o fascismo
13 de Março de 2019, por IELA

Livro de Theotônio dos Santos está na Bibliografia
O Núcleo de Estudos de História da América Latina, do CFH/UFSC, ligado ao IELA, vai debater o tema do fascismo. No Brasil e em muitos lugares do mundo forças atrasadas, de extrema direita ganham espaço. Para tentar entender o que se passa, nada melhor que buscar as origens e experiências históricas, os porquês desta retomada e fortalecimento do pensamento obscurantista que encontra adeptos nas mais variadas sociedades neste momento.
Os textos utilizados para esse debate serão: o João Bernardo " Os Labirintos do Fascismo - na encruzilhada da ordem e da revolta", capítulo 1 - Definição de Fascismo. O livro de Theotônio dos Santos: Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano - 1ª Parte - cap. 3 - O Avanço do Fascismo na AL - pag. 79 a 98; - 5ª Parte - cap. 4 - O Fascimo - pag. 309 a 321. Também será usado o livro de Leandro Konder - Introdução ao Fascismo.
Outras sugestões de textos/livros serão discutidas no primeiro encontro de 2019, que irá acontecer dia 22 de março às 14h 30min, na sala do NEHAL - que fica no novo Prédio do CFH - Prédio F - 6º andar. Saindo do elevador a esquerda.
O calendário para o primeiro semestre de 2019 fica assim:
1º Encontro em 22 de março - Livro de João Bernardo - " Os Labirintos do Fascismo - na encruzilhada da ordem e da revolta", capítulo 1 - Definição de Fascismo;
2º - Encontro em 26 de abril - Livro de Theotônio dos Santos - Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano
- 1ª Parte - cap. 3 - O Avanço do Fascismo na AL - pag. 79 a 98;
- 5ª Parte - cap. 4 - O Fascimo - pag. 309 a 321;
3º Encontro 24 de maio - o livro de Leandro Konder - Introdução ao Fascismo. Este livro é editado pela editora Expressão Popular. Pode ser pedido por correio.
4º Encontro em 07 de junho - Livro/texto a definir.
5º Encontro em 28 de junho - Livro/texto a definir.
A condição para aparticipar do grupo de estudos é a leitura dos textos.
Coordenação de Waldir Rampinelli e Elvis Poletto.
Comentários