Nehal discute o fascismo

13 de Março de 2019, por IELA


Livro de Theotônio dos Santos está na Bibliografia

O Núcleo de Estudos de História da América Latina, do CFH/UFSC, ligado ao IELA, vai debater o tema do fascismo. No Brasil e em muitos lugares do mundo forças atrasadas, de extrema direita ganham espaço. Para tentar entender o que se passa, nada melhor que buscar as origens e experiências históricas, os porquês desta retomada e fortalecimento do pensamento obscurantista que encontra adeptos nas mais variadas sociedades neste momento.

Os textos utilizados para esse debate serão: o João Bernardo " Os Labirintos do Fascismo - na encruzilhada da ordem e da revolta", capítulo 1 - Definição de Fascismo. O livro de Theotônio dos Santos: Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano - 1ª Parte - cap. 3 - O Avanço do Fascismo na AL - pag. 79 a 98; - 5ª Parte - cap. 4 - O Fascimo - pag. 309 a 321. Também será usado o livro de Leandro Konder - Introdução ao Fascismo.

Outras sugestões de textos/livros serão discutidas no primeiro encontro de 2019, que irá acontecer dia 22 de março às 14h 30min, na sala do NEHAL - que fica no novo Prédio do CFH - Prédio F - 6º andar. Saindo do elevador a esquerda. 

O calendário para o primeiro semestre de 2019 fica assim:

1º Encontro em 22 de março - Livro de João Bernardo - " Os Labirintos do Fascismo - na encruzilhada da ordem e da revolta", capítulo 1 - Definição de Fascismo;

2º - Encontro em 26 de abril - Livro de Theotônio dos Santos - Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano

- 1ª Parte - cap. 3 - O Avanço do Fascismo na AL - pag. 79 a 98;

- 5ª Parte - cap. 4 - O Fascimo - pag. 309 a 321;

3º Encontro 24 de maio - o livro de Leandro Konder - Introdução ao Fascismo. Este livro é editado pela editora Expressão Popular. Pode ser pedido por correio.

4º Encontro em 07 de junho - Livro/texto a definir.

5º Encontro em 28 de junho - Livro/texto a definir.

 

A condição para aparticipar do grupo de estudos é a leitura dos textos. 

Coordenação de Waldir Rampinelli e Elvis Poletto.