Abertas as inscrições para o 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e do 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais

3 de Julho de 2015, por Marcela Cornelli


Fruto do esforço de um grupo de jornalistas que compõem o Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora será realizado, de 23 a 25 de setembro, mais uma edição – a terceira - do Seminário Unificado de Imprensa Sindical. Durante o encontro também se organiza o 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais. Os eventos serão um importante espaço de debates sobre qual é o papel da imprensa sindical na disputa de hegemonia. O tema do seminário unificado deste ano é: “A imprensa sindical e o novo perfil da classe trabalhadora”, e terá como novidades um Varal Literário e a possibilidade de envio de textos/artigos para confecção de um caderno sobre Imprensa Sindical.

Entre os demais temas que serão abordados estão: O papel da imprensa sindical na mobilização da classe trabalhadora; A informação como mentira: A realidade do jornalismo em um mundo de redes sociais; Os movimentos sociais e a disputa comunicacional no Brasil; Condições de trabalho e as multifunções na imprensa sindical; e As experiências da luta comunicacional na Venezuela para a disputa hegemônica.

Público alvo do Seminário e do Encontro de jornalistas

O Seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes na área de comunicação. O  1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais, que acontece no dia 23 de setembro na parte da tarde, é voltado para os jornalistas e estes devem confirmar presença em separado do Seminário. Na inscrição devem informar quem vem também para o Encontro de Jornalistas, além do Seminário de Imprensa.

As inscrições estão abertas de 1 de julho a 4 de setembro. As vagas são limitadas.
 
Caderno de Textos sobre Imprensa Sindical

Nesse 3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical haverá uma novidade: a possibilidade de compartilhar por escrito as dúvidas, certezas, teorias e práticas que cada um vivencia no seu trabalho. Os participantes podem enviar um texto para a coordenação do evento no qual desenvolvam a temática proposta, a imprensa sindical. Assim vamos ampliando o conhecimento na área e contribuindo para que todos possam compartilhar suas experiências.

Todos os textos serão reunidos em um caderno, com as devidas referências e a ficha catalográfica, a ser distribuído no 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais, que faz parte da programação do evento. Esperamos sua contribuição!
Prazo de envio: 16 de setembro - e-mail para envio: misabreu@yahoo.com.br
Quantidade máxima de páginas: 10 - Possibilidade de textos: Artigo (científico ou jornalístico);  Comunicação (Relato de Experiência); Resenhas - crítica de livros, monografias e teses publicadas recentemente.

Varal Literário

Durante o Seminário faremos um varal literário com poesias, contos, crônicas e fotos de manifestações e luta. As pessoas que quiserem participar do varal devem enviar material impresso até o dia 4 de setembro A/C Depto de Comunicação do Sindprevs/SC (Rua Angelo La Porta, nº 85, Centro - Florianópolis/SC, CEP 88020-60).

Cada participante pode enviar apenas um material.

O texto deve ser impresso em papel A4 e ter no máximo 15 linhas em qualquer fonte tamanho 14. A foto, colorida ou preto e branco, deve ser impressa em tamanho A4 e deve conter evento, local e data em que foi produzida. O(s) nome(s) do/as autores/as deve(m) constar no rodapé da página em fonte tamanho 10, com alinhamento à esquerda, acompanhado(s) do nome da organização que representa(m).

O texto deve ser impressos em papel A4 e ter no máximo 15 linhas em qualquer fonte tamanho 14. A foto, colorida ou preto e branco, deve ser impressas em tamanho A4, deve conter evento, local e data em que foi produzida. O(s) nome(s) do/as autores/as deve(m) constar no rodapé da página em fonte tamanho 10, acompanhado(s) do nome da organização que representa(m) e alinhamento à esquerda.
 
Veja abaixo mais informações sobre o evento, a programação completa e como se inscrever.
 
3º Seminário Unificado de Imprensa Sindical
“A imprensa sindical e o novo perfil da classe trabalhadora”
O Seminário é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes da área.

Data:
23, 24 e 25 de setembro de 2015
Local:
Hotel Canto da Ilha - Av. Luiz Boiteux Piazza, nº 4810 - Ponta das Canas - Florianópolis/SC
Inscrições:
01 de julho a 04 de setembro
Valor da inscrição:
R$ 180 (inclui alimentação)
Estudantes: R$ 100 (inclui alimentação) - vagas limitadas

Como se inscrever?
- enviar email para imprensasindical2015@gmail.com, com o nome do participante, telefone, cidade/estado, local de trabalho e tamanho de camiseta.
- o valor da inscrição deve ser depositado no Banco do Brasil (Ag. 4236-6, conta 7011-4) ou na Caixa Econômica Federal (Ag. 1078, op. 003, conta 333-9) - CNPJ Sindprevs/SC: 782671430001-51
- o comprovante do depósito da taxa de inscrição deve ser enviado para imprensasindical2015@gmail.com com o nome completo do participante.
- a inscrição só estará confirmada após o envio do comprovante do depósito.
Informações:
E-mail: imprensasindical2015@gmail.com
Fone: 48 3224-7899 (Sindprevs/SC)
           48 3028-5787 (Sinasefe/SC)
Hospedagem:
Por conta de cada participante. Sugerimos hospedagem no Hotel Canto da Ilha
48 3261-4000 - 3261-4054 / reservas@cantodailha.com.br - www.cantodailha.com.br

Programação
Dia 23 de setembro (quarta-feira)
13h - 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais
17h30min - Café
19h - Abertura
19h30 - Palestra: O papel da imprensa sindical na mobilização da classe trabalhadora.
Vito Gianotti  (Núcleo Piratininga de Comunicação)
20h30min - Debate
21h - Coquetel de confraternização
 
Dia 24 de setembro (quinta-feira)
9h - Mesa: A informação como mentira: A realidade do jornalismo em um mundo de redes sociais. 
Breno Altman (jornalista - Ópera Mundi), Gustavo Gindre (jornalista e mestre em Comunicação e Cultura - UFRJ), Samuel Lima (jornalista e professor da UnB)
10h30min - Debate
12h - Almoço
14h - Mesa: Os movimentos sociais e a disputa comunicacional no Brasil.
Bia Barbosa (Intervozes), Débora Maria da Silva (Mães de Maio) e Kerexu Yxapyry (Cacica da Terra Indígena do Morro dos Cavalos)
15h30min - Debate
16h - Café
16h30min - Mesa: Condições de trabalho e as multifunções na imprensa sindical.
Carlos Eduardo Batista (jornalista e mestrando em História), Renata Maffezoli (jornalista do Andes e diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF)
17h30min - Debate
19h - Encerramento
19h30min - Jantar
21h - Festa de Confraternização
 
Dia 25 de setembro (sexta-feira)
9h - Palestra:  As experiências da luta comunicacional na Venezuela para a disputa hegemônica.
Esther Tamar Quiaro Vargas (apresentadora do programa Al Instante - Circuito Unión Rádio, da Venezuela) e Elaine Tavares (jornalista e pesquisadora do IELA) e 10h30min – Debate
12h - Almoço
14h - Plenária Final: propostas e encaminhamentos
17h - Encerramento
Realização: Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora