A arte como espaço da política

9 de Novembro de 2016, por IELA


9º Concurso Literário de Conto e Poesia  

Segue até 09 de dezembro, as inscrições para a 9ª edição do Concurso Literário Conto e Poesia. De abrangência estadual, é aberto a todos os catarinenses residentes ou não no estado de SC, e não catarinenses residentes no estado. Os participantes poderão apresentar até 3 textos inéditos (não publicados em livro) em cada gênero. Os contos não deverão exceder a seis páginas, e as poesias a três páginas.

A temática do concurso é livre e a premiação aos autores classificados é a publicação dos trabalhos em livro, além de 15 exemplares do mesmo. A obra, contendo 15 contos e 30 poesias, é enviada para todas as bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, entidades culturais do estado e do país. Para acessar o regulamento e ficha de inscrição: http://www.sinergia.org.br/paginas/noticia/65

Histórico

Em 1992 o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis - Sinergia lança a primeira edição do concurso, com o objetivo de incentivar e dar acesso à escrita e leitura, além de ser uma ferramenta de diálogo do sindicato com a sociedade. Vários dos classificados no concurso, nas oito edições anteriores, atuam hoje na área da literatura, produzindo e publicando em outros espaços.

O Concurso Literário Conto e Poesia é uma referência para o público e produtores da literatura catarinense, e tem sido um espaço de experiência e afirmação da qualidade dos escritores selecionados. 

A comissão selecionadora é formada por escritores residentes em Santa Catarina. Já participaram Eglê Malheiros, Alcides Buss, Leonor Scliar-Cabral, Fábio Brüggemann, Regina Carvalho, Dennis Radünz, Raquel Stolf, Sérgio da Costa Ramos, Simone Schmidt, Carlos Damião, Tânia Ramos, o saudoso Salim Miguel, entre outros. 

Em 1990 o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região passou por uma reformulação da sua organização política rompendo com o assistencialismo e buscando construir uma ação integrada com a sociedade e as lutas mais gerais numa perspectiva de transformação social. Fruto dessas mudanças, foram criadas as diretorias de saúde, formação, imprensa e cultura. A Diretoria de Cultura lançou um desafio à categoria para formar um grupo de estudo que teria como objetivo construir a proposta cultural para o sindicato. Envolvendo cerca de 20 eletricitários e uma pesquisa na categoria, foram sendo delineadas as ações. Com o passar do tempo as ações foram sendo avaliadas e melhor definidas. Foi assim que em 1992 foi lançada a primeira edição do Concurso Literário Conto e Poesia, que surgia como uma maneira de incentivo e acesso a escrita e leitura, uma ferramenta de diálogo do sindicato com a sociedade. Assim, ao longo do tempo, o concurso foi promovendo, estimulando e difundindo parte da produção literária realizada em Santa Catarina e incentivando, principalmente, a leitura de obras de autores catarinenses criando um intercambio cultural.
 
E assim, desde 1992, o Concurso vem ocorrendo a cada 3 anos. No momento, estão em andamento as atividades da 9ª edição do Concurso. A abertura das inscrições ocorreu no dia 30 de setembro/2016, durante a festa de aniversario do  Sinergia (completou 55 anos), e vai até o dia 9 de dezembro/2016. O Concurso, de abrangência estadual, é aberto a todos os catarinenses residentes ou não no estado de SC, e não catarinenses residentes no estado. Os participantes poderão apresentar até 3 textos inéditos (não publicados em livro) em cada gênero. Os contos não deverão exceder a seis páginas, e as poesias a três páginas. A temática do concurso é livre e a premiação aos autores classificados é a publicação dos trabalhos em livro, além de 15 exemplares do mesmo. A obra, contendo 15 contos e 30 poesias, é enviada para todas as bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, entidades culturais do estado e do país. 
 
O Concurso ao longo de sua trajetória vem contando com o apoio de muitas organizações de trabalhadores. Nesta 9ª edição tem o apoio cultural da: 
APECELESC – Associação dos Aposentados da Celesc 
AAPE – Associação dos Aposentados e Pensionistas da Eletrosul 
APC – Associação dos Profissionais da Celesc 
CELOS – Fundação da Celesc de Seguridade Social 
Instituto DECLATRA Santa Catarina 
INTERCEL – Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina 
INTERSUL – Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil 

 “O concurso Conto e Poesia promove a “inclusão cultural” ao mesmo tempo que possibilita aos autores selecionados a terem suas obras publicadas, o que é extremamente dispendioso nos dias de hoje, bem como distribuindo gratuitamente às bibliotecas e vendendo a preço de custo possibilita que muitas pessoas sem acesso ou com acesso restrito a esse tipo de literatura possam “consumir” contos e poesias. O hábito da leitura no Brasil fica prejudicado tanto pela falta de incentivo (o concurso promove incentivo à leitura/escrita) e pelos altos preços cobrados pelas obras literárias. Nesse sentido, quando é necessário adquirir um livro, em geral as pessoas procuram por livros técnicos/didáticos, por obrigação de comprar, enquanto o prazer de ler vai ficando para traz. As obras publicadas nesse concurso cultural, nos colocam de novo em contato com o “ler por prazer”, como se derramasse uma garoa sobre nosso solo ressecado de tanta leitura acadêmica (ou de leitura nenhuma), fazendo com que floresçam em nós novas formas de ver o mundo.”            
                                                                
Depoimento de  Adriana Bunn, uma das autoras selecionadas na 8ª edição do Concurso.
 
Mais informações no site: www.sinergia.org.br/ ou com Renato e Julia,  48/38793011/99894126