Crítica à razão acadêmica

21 de Agosto de 2018, por Elaine Tavares


O Núcleo de Estudos de História da América Latina realiza debate sobre a universidade no dia 22 de agosto, no Auditório do CFH, às 18h e 30min. A discussão trata dos temas apontados no livro "Crítica à razão acadêmica", volumes I e II, organizado pelos professores Waldir Rampinelli e Nildo Ouriques, com uma série de artigos que debatem o papel e os limites da universidade atual. 

Na mesa de debate participam o professor de História, Waldir Rampinelli, o professor de Economia, Nildo Ouriques e a professora da UDESC, Nashla Dahás. 

Também estará à diposição, para a venda, o segundo volume do livro "Crítica à razão acadêmica", cujo objetivo apontado pelos organizadores é: "debater a função pública da universidade contemporânea, analisar as forças que atuam sobre ela, inclusive as ocultas, e expor as suas misérias, alertando que não se pode mais tolerá-las".

Além de autores brasileiros, participam do trabalho outros que deram sentido humanístico profundo à experiência universitária europeia, e que também perceberam a necessidade de latino-americanizar a tradição que chamavam de “clássica” com as necessidades de nossa emancipação social e política definitiva. 

Fazem parte do segundo volume os seguintes autores:

Elaine Tavares 
Elder Figueredo Arceno 
Franz Hinkellamert 
Gilberto Felisberto Vasconcellos 
Gustavo Pinto de Araújo 
Nildo Ouriques 
Pietro Caldeirini Aruto 
Renan Veja Cantor 
Rodolfo Mondolfo 
Waldir José Rampinelli