Curso sobre a concentração de renda no México e América Latina

1 de Novembro de 2011, por IELA

O IELA segue oferecendo Cursos Livres buscando formar o pensamento crítico sobre temas relacionados à América Latina. O primeiro deles foi sobre o estado e reuniu um bom número de participantes. Na próxima semana é a vez de discutir a concentração de renda. Ainda existem vagas.

 “México: concentração da renda e políticas sociais”

Ministrante: Sergio Cabrera - Prof. de Economia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

As profundas transformações operadas no capitalismo mexicano a partir da entrada em vigor do Tratado de Livre Comércio entre México-Estados Unidos-Canadá, em 1994, revelam finalmente que a promessa originária de modernização com desenvolvimento fracassou completamente. Contudo, este fracasso não deixou de produzir resultados extraordinários para o processo de acumulação de capital em favor do capital nacional e multinacional. Revelou também que o estado mexicano foi profundamente transformado em favor das classes dominantes com graves conseqüências para o sistema político do país. Igualmente importante foram as transformações da política externa do país que se tornaram mais alinhadas com os interesses de Washington e, em conseqüência, maior distanciamento de uma política comum latino-americanista. Essas discussões e suas relações com o Brasil serão tema do curso.

Dias 07, 08 e 09 de novembro – Das 14h às 18h - – Auditório do Curso de Administração – CSE – primeiro andar – Bloco C – sala 217