Difundindo América Latina

28 de Setembro de 2016, por Elaine Tavares

Mini-cursos: Cooperação Brasil/Argentina
Mini-cursos: Cooperação Brasil/Argentina

Conhecer a América Latina é fundamental para quem estuda Relações Internacionais, afinal, é impossível pensar a política externa, as relações comerciais e as trocas culturais, sem um conhecimento profundo do seu próprio espaço geográfico.

O Brasil não é um lugar desconectado dos demais países do continente. Ele conforma um bloco que Bolívar um dia chamou de Pátria Grande e que os liberais chamam de América Latina. Cada país da américa baixa tem estreitos laços com o nosso lugar, seja no comérico, na política, na arte ou na cultura, e esses laços precisam ser conhecidos em sua complexidade. 

Por isso o CARI, acertadamente, propõs uma semana de discussão, na qual a América Latina foi o foco. O IELA, com toda a responsabilidade de mais de uma década estudando e divulgando a vida latino-americana, participou da semana através dos mini-cursos ministrados pelo professor Daniel Corrêa da Silva, que falou sobre a Cooperação Brasil/Argentina, e pela jornalista Elaine Tavares, que falou sobre a Mídia e a Formação do Consenso.

Os dois mini-cursos tiveram grande participação, mostrando que o interesse pela América Latina é vivo e pulsante. 

Mini-curso: Mídia e Formação de Consenso - Foto: Maicon Cláudio da Silva
Mini-curso: Mídia e Formação de Consenso - Foto: Maicon Cláudio da Silva