Início|Direito|Direito, terra e liberdade

Direito, terra e liberdade

-

Por IELA em 01 de fevereiro de 2021

Direito, terra e liberdade

O grupo de Formação Campo, Cidade e Revolução e o Programa de Educação Tutorial – PET Direito UFSC convidam toda a comunidade a participar do 1º Seminário Integrado CCR-PET “Direito, Terra e Liberdade”, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2021.
A ideia do presente seminário surge da necessidade de propagar os debates feitos por ambos os grupos ao longo do último ano. Além disso, este evento almeja resgatar a afirmação histórica de Engels em seu livro “Sobre a questão da habitação”, de que campo e cidade precisam ser discutidos em sintonia com a revolução. Após algumas leituras e discussões, percebemos que, para aprimorar a compreensão do conteúdo estudado, é importante realizar um evento que discute em um fio histórico as principais experiências, teorias e autores que sustentam o objeto de estudo dos dois grupos.
No total, serão 8 palestras com as seguintes temáticas:
Mesas e convidados:“A assim chamada Acumulação primitiva e a expropriação da terra no Brasil” – Mauricio Mulinari e Gustavo Machado. 09 de fevereiro, às 18h30min
“A questão urbana no Brasil: a cidade e o capital” – Isadora Guerreiro. 10 de fevereiro, às 09h
“Questão da terra no Brasil: a exploração no campo e a luta camponesa”  – Paulo Raposo e Adalberto Martins. 10 de fevereiro, às 18h30min
“O Estado e a cidade na América Latina e no Brasil” – Maicon Cláudio e Vitor Tonin. 11 de fevereiro, às 9h
“Movimentos sociais e a luta pelo campo” – Justina Cima e Emiliano Maldonado. 11 de fevereiro, às 18h30min
“Campo, cidade e a acumulação capitalista” – Roberta Traspadini e Daniel Correia. 12 de fevereiro, às 9h
“A luta de classes e as questões do nosso tempo: campo, cidade e a Revolução Brasileira” – Angélica Lovato. 12 de fevereiro, às 18h30min
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de maneira remota e transmitido pelo YouTube, entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2021.
Inscrições
As inscrições para o seminário integrado “Direito, Terra e Liberdade” estão abertas, acesse o link na bio e se inscreva. O evento será realizado de maneira remota e transmitido pelo YouTube entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Sigam o instagram @ccr.formacao e @petdireitoufsc para mais informações.
Atenção: é necessário realizar o cadastro de um login e senha no sistema de Inscrições da UFSC para ter acesso ao certificado de participação. Será concedido certificado de 40 horas aula para presença em ao menos 75% das conferências.

Últimas Notícias