Eleições no Chile, vence Piñera

18 de Dezembro de 2017, por Elaine Tavares

Foto: La Hora

Sebastián Piñera, que é dono da maior rede de televisão do Chile, vence as eleições presidenciais com 54,57%, contra 45,43% de Alejandro Guillier, que representava a Nova Maioria, aliança formada pelos aliados de Bachelet, atual presidenta. Governará sem maioria no Congresso, o que pode fazer com que tenha de conceder bem mais do que no seu primeiro mandato, marcado que foi por grandes lutas dos estudantes e dos Mapuche .

Segundo os analistas chilenos, a aparição da Frente Ampla, que reuniu a esquerda chilena e teve bons resultados no legislativo, colocará maiores dificuldades ao presidente eleito que precisará enfrentar um congresso alinhado mais à esquerda e também as ruas, que seguirão se manifestando com força. A união da esquerda foi fundamental para essa nova conformação no Congresso. esse mandato certamente não será como o que passou.