Início|Cone Sul|Encontro de Economistas do Cone Sul

Encontro de Economistas do Cone Sul

-

Por IELA em 04 de agosto de 2016

Encontro de Economistas do Cone Sul

O presidente do IELA, Nildo Ouriques, participa nessa sexta-feira, dia 05 de agosto, do XXI ENESUL-  ENCONTRO DOS ECONOMISTAS DA REGIÃO SUL , que acontece juntamente com o  I ECONESUL –  ENCONTRO DE ECONOMISTAS DO CONE SUL , na cidade de Florianópolis.  Ele estará na mesa: Desafios à integração econômica do Cone Sul, com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e Lucas Pereira Resende, do Curso de Relações Internacionais da UFSC. A mesa começa às 14 h, no Auditório da ESAG/UDESC.
O ENESUL é um encontro dos Economistas da Região Sul realizado anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia dos três Estados da Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta vigésima primeira edição está sob a responsabilidade do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina-CORECON/SC.
O ECONESUL é a um encontro de Economistas, a ser realizado anualmente, envolvendo representantes dos países integrantes do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). Em 2016 estará ocorrendo a sua primeira edição, sob a responsabilidade técnica do Conselho Federal de Economia – COFECON, integrado ao ENESUL.
Diante da dinâmica econômica observada na economia internacional e seus reflexos na economia brasileira e sul-americana, os três Conselhos Regionais de Economia da Região Sul decidiram para esta vigésima primeira edição do ENESUL, em razão da realização conjunta do I ECONESUL, abordar temas que dizem respeito aos ASPECTOS MACROECONÔMICOS DAS ECONOMIAS DO CONE SUL e seus reflexos para a Economia Brasileira e, em especial, para os estados da Região Sul.
O tema permitirá analisar a evolução histórica do relacionamento econômico entre os países do Cone Sul e o Brasil, seus pressupostos básicos e as fases de sua evolução, bem como o exame dos rumos atuais e suas consequências futuras para a indústria da região (política econômica dos governos frente aos cenários nacionais e internacional).
Neste ano de 2016 os eventos serão realizados na cidade de Florianópolis/SC, numa importante parceria com o Conselho Federal de Economia e o Sindicato dos Economistas no Estado de Santa Catarina.
A escolha da cidade de Florianópolis para a realização deste Evento deve-se a sua natural vocação turística, em especial nos últimos anos, se firmando no campo do turismo de negócios e de eventos, além de sua importância como porta de entrada para as atividades econômico-comerciais dos países do Cone Sul e sede administrativa do Governo do Estado de Santa Catarina.
Programação completa
 

Últimas Notícias