Equipe do Iela celebra lançamento do novo portal

11 de Junho de 2015, por Elaine Tavares

 

O grupo que, desde o mês de dezembro do ano passado, esteve à frente da construção da nova página do Iela, baseada no Drupal - tecnologia de código aberto e software livre, realizou, na última quarta-feira (10.06), uma confraternização. A intenção foi celebrar a finalização da primeira parte do processo, uma vez que muitas mudanças ainda estão sendo realizadas, como por exemplo o desenho e a construção das páginas dos projetos de pesquisa e extensão que hoje fazem parte do Instituto.

O portal de notícias mantém o compromisso de informar sobre temas que constituem o cotidiano das lutas e dos estudos referentes à América Latina. São notícias, reportagens, crônicas, análises, ensaios, textos acadêmicos, imagens e vídeos, sempre em sintonia com a vida que se expressa por todo o continente.

O Instituto de Estudos Latino-Americanos, nascido como um projeto de observação da realidade em 2004, já ultrapassou a marca dos seus dez anos e hoje é uma referência em todo país. Na trilha dessa inédita proposta nascida na UFSC, várias outras universidades já estão constituindo seus institutos e centros de estudos em América Latina, entendendo que o conhecimento sobre a Pátria Grande é fundamental para a compreensão da realidade brasileira.

Em 2015, abrindo a estrada para mais uma década de trabalho, o IELA se renova, se revitaliza e se oferece como um espaço de reflexão crítica, de construção do pensamento próprio, na crítica ao capitalismo e ao eurocentrismo.

O novo portal é fruto da contribuição profissional e militante de Lucas Constantino Silva, Guilherme Constantino Silva, Marcelo Rubens, Leopoldo Paqonawta e Elaine Tavares, com a colaboração de todos os coordenadores de projeto e alunos bolsistas, vinculados ao IELA. Contamos ainda com o importante apoio da equipe do SETIC/UFSC, a qual agradecemos na pessoa de Gustavo Tonini, incansável na busca de soluções técnicas.

Celebramos e convidamos a todos para conhecer a nova interface.

www.iela.ufsc.br