Fórum Social Mundial: 20 anos

22 de Janeiro de 2021, por IELA

 


De 23 a 31 de janeiro, o Fórum Social Mundial celebrará seu 20º aniversário on-line: quase 6.000 pessoas e 700 organizações já se inscreveram e espera-se que outras milhares ainda se inscrevam.

A sociedade civil mundial se reunirá no Fórum Social Mundial (FSM) de 23 a 31 de janeiro de 2021, com o desejo de dar respostas aos urgentes desafios colocados pela atual conjuntura global. Assim, o FSM começará as comemorações do seu 20º aniversário com uma edição virtual em meio à atual pandemia.

Desde a sua criação em janeiro de 2001 em Porto Alegre (Brasil), passando pela Índia, Paquistão, Senegal, Quênia, Tunísia, Canadá e vários outros países, o Fórum Social Mundial tem sido, desde o seu início, o maior processo de convergência das organizações da sociedade civil mundial, mobilizando centenas de milhares de pessoas. 

Para esta edição, quase 6.000 pessoas e 700 organizações de todos os setores da sociedade já se inscreveram para participar das centenas de atividades propostas pelos próprios participantes de várias partes do mundo. Milhares de pessoas devem participar das atividades que acontecerão durante os nove dias do FSM, para reafirmar que outro mundo é possível, necessário e urgente.

Um rico e profundo programa durante a fase virtual do FSM:

Uma grande Marcha Virtual pela democracia, pela dignidade humana e pelo nosso futuro no planeta acontecerá no dia 23 de janeiro, com Vídeos de organizações, testemunhos de ativistas de todo o mundo, e um Painel Global de Abertura, com destacados ativistas sociais e políticos dos cinco continentes, entre eles: Aminata Dramane Traoré, Luiz Inácio Lula da Silva, Leila Khaled, Ashish Kothari, Miriam Miranda e Yanis Varoufakis. 

(Assista ao vivo aqui : https://wsf2021.net/tv/)

De 24 a 29 de janeiro, serão realizados importantes Painéis de debates em cada um dos nove espaços temáticos do FSM virtual: paz e guerra; justiça econômica; educação, comunicação e cultura; sociedade e diversidade; povos originários; justiça social e democracia; clima, ecologia e meio ambiente).

Para consultar as diferentes atividades: https://join.wsf2021.net/?q=fr/programa-evento)

Em 30 de janeiro, as assembléias autogestionadas dos movimentos sociais consolidarão uma agenda para a convergência de suas lutas. Esses e outros promotores de iniciativas prepararão a Ágora dos Futuros que acontecerá em 31 de janeiro - um momento crucial para compartilhar com o público suas iniciativas e construir um calendário de ações a serem realizadas até a próxima edição do FSM que acontecerá no México pós-pandemia. 

Veja o programa geral do FSM: https://wsf2021.net/programa-evento/).

O Grupo Facilitador do FSM permanece à disposição da mídia mundial para quaisquer perguntas ou esclarecimentos através do seguinte endereço de e-mail e números de WhatsApp:

Email: forumvirtual@wsf2021.net 

Website: www.wsf2021.net