Início|Pensamento Crítico|IELA em Alagoas

IELA em Alagoas

Por IELA em 23 de fevereiro de 2016

IELA em Alagoas

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, às 15h, a Unidade de Santana do Ipanema realiza uma palestra com o tema: A Teoria Marxista da dependência e as ciências sociais no Brasil. A palestra será presidida pelo Professor Dr. Nildo Ouriques, que dirige o Instituto de Estudos Latino-Americanos – o IELA – na Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona no departamento de Economia e Relações Internacionais.  As temáticas principais são a dependência e o subdesenvolvimento na América Latina, a integração latino-americana e as transformações do capitalismo contemporâneo, as relações entre dependência e imperialismo, marxismo e nacionalismo, sempre na perspectiva da teoria marxista da dependência e do pensamento crítico latino-americano.  Durante o evento, haverá o lançamento do Livro O colapso do figurino francês, do próprio Nildo Ouriques. O evento é organizado pela  Coordenação do curso de Economia em conjunto com o Centro Acadêmico de Economia (Caeco) e do Grupo de Estudo sobre a Dívida Pública.