Iela em Itajai

3 de Maio de 2018, por IELA

Promovido pelo CAPSY - Centro Acadêmico De Psicologia Prof Pedro Antônio Giraldi - Univali, o evento “A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica” procura recuperar uma tradição apresentada por Darcy Ribeiro, que é a construção da universidade popular, com compromisso social e vinculada essencialmente com o pensamento crítico. O presidente do IELA, professor NIldo Ouriques é o convidado para esse debate.

A atividade acontece nessa sexta-feira, dia 4, na Univali.

Nildo Ouriques Possui doutorado em Doutorado em Economia pela UNIVERSIDADE NACIONAL AUTONOMA DO MÉXICO (1995). Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2010 gozou licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2012 realizou pos-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ministrou cursos sobre o pensamento crítico latino-americano na Universidad Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Bolivariana (Venezuela), Universidade de Padova (Itália) e várias universidades brasileiras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: dependencia e subdesenvolvimento na América Latina, integração latino-americana e as transformações do capitalismo contemporâneo. A perspectiva adotada é a teoria marxista da dependência e no momento realiza pesquisa sobre as relações entre marxismo e nacionalismo. Dirige a Coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano publicada pelo IELA e a Editora Insular (Florianópolis) pela qual se divulga no Brasil autores clássicos da sociologia, economia, política, história e da antropologia latino-americana jamais publicado em nosso país.

19:30 - Recepção
20h- Início da palestra “A universidade necessária e a crítica da razão acadêmica” pelo Doutor Nildo Ouriques.
21:30 – Discussão
22h – Finalização da discussão

AUDITÓRIO DE ENFERMAGEM E PSICOLOGIA - UNIVALI
BLOCO F2 - CCS