Início|Brasil|IELA em Marília

IELA em Marília

Por IELA em 07 de julho de 2017

IELA em Marília

O Grupo de Pesquisa (CNPq) “Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano”, coordenado pela Profa. Angélica Lovatto, do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (UNESP-Marília), realiza no dia 12 de julho de 2017 mais uma etapa do Ciclo “Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano” que conta com a participação de convidados de outras universidades brasileiras e latino-americanas. O evento ocorreráno Anfiteatro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP-Marília, em São Paulo.
O convidado será o Prof. Dr. Nildo Domingos Ouriques, do Instituto de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele preside o IELA – Instituto de Estudos LatinoAmericanos, na mesma universidade. Desta vez o Ciclo vai trabalhar o tema “Pensamento Crítico Latino-Americano”. O convidado vai proferir duas conferências no próprio dia 12 de julho: “Crítica à razão acadêmica e a universidade necessária”, no período da manhã (9h00) e “Teoria social latino-americana e a Revolução Brasileira”, noperíodo da tarde (14h30), conforme cartaz de divulgação aqui disponibilizado. As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas no próprio dia do evento. Serão fornecidos certificados.
O evento ocorrerá com o patrocínio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e com o apoio do PET de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Unesp-Marília) e do próprio IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos, da UFSC.
Sobre o convidado: Prof. Nildo Ouriques é Doutor em Economia pela UNAM – Universidade Nacional Autonoma do México, defendendo em 1995 a Tese “La Teoria Marxista de la Dependencia”. Em 2010 gozou licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela. Em 2012 realizou pós-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA), com pesquisa sobre “Nacionalismo e Marxismo”. Ministroucursos sobre o pensamento crítico latino-americano na Universidad Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Bolivariana (Venezuela), Universidade de Padova (Itália) e em várias universidades brasileiras. Dirige a Coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, publicada pelo IELA e a Editora Insular (Florianópolis) pela qual se divulga no Brasil autores latino-americanos clássicos dasociologia, economia, política, história e da antropologia, jamais publicados no país.