IELA no Espírito Santo

27 de Novembro de 2018, por IELA


O professor Nildo Ouriques, presidente do Iela, estará em Guarapari, espírito Santo, nessa quarta-feira, dia 28, em uma das mesas de debate do XIII Confaser - Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil. A conferência será às 8h, sobre "Movimento sindical desafios e oportunidades para sua sustentabilidade".

O XIII CONFASER se expressa pela agregação de esforços, de recursos e de conhecimentos  e esta consolidado como um marco para o crescimento político e fortalecimento das bandeiras de luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola  Oficial e Estadual do Brasil.

É um momento político e de formação unindo toda a categoria a partir da troca de experiências tendo como objetivo discutir teses de relevância social, sindical e política, bem como propor o rumo que orientará as ações da FASER a partir da realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras da ATER e da Pesquisa pública oficial estadual do Brasil.

O XIII CONFASER busca proporcionar os elementos norteadores para reforçar as discussões do que é a ATER e a Pesquisa pública agrícola oficial estadual do Brasil, sua persistência e resiliência enquanto política pública de Estado no atendimento as necessidades da categoria, proporcionando melhoria da qualidade de vida aos seus protagonistas e aos agricultores e agricultoras familiares do Brasil.

A FASER entende que A ATER e a Pesquisa Pública Agrícola oficial estadual do Brasil são politicas públicas oferecidas à sociedade, do campo e da cidade, com objetivo de debater, refletir, aprofundar e formar conhecimentos, conceitos princípios e valores capazes de gerar novas oportunidades de trabalho, produção de alimentos sadios, organização social, mercado e comercialização, geração de renda, conservação e respeito ambiental.

Esta ação se intensifica em cada jornada do CONFASER, fortalecendo as ações da  Federação na perspectiva de que os trabalhadores e trabalhadoras tenham cada vez mais a ousadia e a capacidade de reagir ao processo de desmonte a que esta sendo submetida, a partir do golpe de 2015, com o acentuado declíneo das políticas preconizadas pela PNATER e da I e II Conferencia Nacional de ATER e dos recursos para extensão rural assistência técnica e pesquisa agrícola oficial estadual do Brasil.

Neste entendimento a FASER tem em seu proposito a melhoria humana tendo como centralidade o ser humano, o fortalecimento sindical e social de suas filiadas, com a participação de todas e todos. Este é o sentido do XIII CONFASER.

Veja a Programação