III Seminário Serviço Social, Trabalho e Política Social

6 de Novembro de 2019, por IELA

Primeira mesa de debate
Primeira mesa de debate

O III Seminário: Serviço Social, Trabalho e Política Social promovido pelo Departamento de Serviço Social (DSS), Curso de Graduação em Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acontece nos dias 13 e 14 de novembro, na UFSC, e visa proporcionar reflexões sobre a conjuntura econômica e política e os desafios postos ao Serviço Social e áreas afins. 

Serão discutidas questões relacionadas à crise do capitalismo e os rebatimentos na geopolítica dos governos da América Latina. No âmbito das políticas sociais, dar-se-á ênfase ao debate sobre o Estado e a luta de classes, bem como sobre as contrarreformas em curso. Já em relação ao tema do trabalho, a proposta prevê o fomento de reflexões sobre o trabalho profissional e o debate sobre o mundo do trabalho na sociedade capitalista, compreendendo a profissão nos processos de produção e reprodução da vida social.

Os temas do Seminário tem sido objeto de investigações dos docentes pesquisadores do Serviço Social da UFSC por meio de Núcleos de Pesquisas e Extensões e uma das finalidades é estimular a realização de pesquisas e a socialização da produção do conhecimento, haja vista que permitirá o intercâmbio entre docentes e discentes pesquisadores, bem como entre diferentes grupos de pesquisa internos e externos à universidade.

Programação

DIA 13

Abertura09:00-09:30

Mesa 1: SERVIÇO SOCIAL, LUTAS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS09:30-12:00

Apresentação de trabalhos14:00-17:00

Mesa 2: TRABALHO E CONTRARREFORMAS18:30-21:30

DIA 14

Mesa 3: POLÍTICAS SOCIAIS E NEOCONSERVADORISMO09:00-12:00

Apresentação de trabalhos14:00-17:00

Mesa 4: SERVIÇO SOCIAL E DISPUTA DE PROJETOS SOCIETÁRIOS18:30-21:30