Lançamento do Livro de Nildo Ouriques

22 de Abril de 2015, por Elaine Tavares


O colapso do figurino francês escancara o colonialismo que ainda é forte nas Ciências Sociais e mostra o quanto os pensadores nacionais críticos foram, ao longo dos anos, silenciados pelos ditos intelectuais da USP – universidade que melhor representa o pensamento colonizado. A constatação do colapso desse figurino estranho aos nossos problemas abre caminhos múltiplos para a recuperação de intelectuais que pensaram o Brasil e para os que estão hoje buscando criar um figurino adequado ao nosso espaço geográfico.

No lançamento, a jornalista Elaine Tavares lembrou da generosidade intelectual do autor que foi construindo seu pensamento, em comunhão, na caminhada de criação e fortalecimento do Iela e ressaltou o importante debate que ele trava abordando temas ainda polêmicos na esquerda brasileira como o nacionalismo e o populismo radical. Também comentaram o livro os professores Waldir Rampinelli e Daniel Correa da Silva que levantaram aspectos históricos e teóricos em diálogo com a reflexão realizada por Nildo.

O colapso do figurino francês, editado pela Editora Insular, de Nelson Rolim, está à venda no Iela. Pedidos pelo correio:

iela@contato.ufsc.br