Literatura e Política - Tema das XI Jornadas Bolivarianas

6 de Julho de 2014, por Elaine Tavares

Rodolfo Walsh

A décima primeira edição das Jornadas Bolivarianas, evento anual do Instituto de Estudos Latino-Americanos,  que acontecerá  de 13 a 17 de abril de 2015, já tem o seu tema definido. Será Literatura e Política na América Latina. Para essa reflexão o IELA convocará renomados intelectuais e literatos da América Latina que dedicaram sua vida intelectual à analise da estreita e conflituosa relação entre o surgimento de uma literatura genuinamente latino-americana e os grandes antagonismos que marcam a evolução de nossas sociedades.

Escritores como Rodolfo Walsh, Gabriel Garcia Marques, Lima Barreto, Augusto Roa Bastos, entre outros, terão suas obras analisadas levando-se em consideração não apenas o valor literário do trabalho, mas a capacidade que tiveram de narrar a realidade, colocando a nu problemas nacionais que acabaram se universalizando pela força de suas narrativas.

O genial Ludovico Silva, que também será discutido, escreveu sobre o "estilo literário de Marx" revelando que não deve existir contradição entre forma e conteúdo. Assim, não se trata de um debate sobre o gosto literário que podemos ter, mas de entender que a "linguagem é a consciência prática" . A literatura, em consequência, é também um recurso para conhecimento da realidade.

A chamada para apresentação oral de artigos já está no sítio do Iela. É só conferir.

http://www.iela.ufsc.br/?page=noticias_visualizacao&id=2591