Los nuestros

27 de Setembro de 2016, por Elaine Tavares

Foto: Rubens Lopes

A equipe do Iela, formada por Maicon Cláudio da Silva, Elaine Tavares e Midiã Fraga, preparou um jogo histórico para trabalhar durante a Sepex: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Como esse evento recebe muitos estudantes de primeiro e segundo graus, a atividade interativa será um jogo de cartas com figuras da história latino-americana, lugares sagrados dos povos antigos, lideranças indígenas e deuses dos povos originários.

O jogo chamado de "Los Nuestros" busca discutir a história do continente de uma maneira lúdica, oportunizando aos visitantes conhecer desde o período pré-colombiano até nossos dias. O trabalho de pesquisa foi realizado na parceria com os estudantes Davi Antunes da Luz, Lucas Pottimaier Ávila e Lauhã Kamayurá. Durante a SEPEX, o estande do IELA disponibilizará o jogo que será jogado por quatro jogadores ao mesmo tempo. O trabalho consiste em unir a figura ao seu significado. O jogador que conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.

Quem aí se sente preparado para jogar? Basta conhecer a vida pulsante de "nuestra América".

Também será diponibilizado um jogo de xadrez com peças diferenciadas, formando os exércitos dos espanhóis e dos indígenas, oportunizando uma batalha em igualdade de condições, coisa que não aconteceu durante a conquista.

Também haverá livros, vídeos e outras brincadeiras interativas para que a comunidade se apropria da vida e da história da América Latina.  Faça sua visita.

A proposta do jogo de cartas estará em construção e deverá se transformar num projeto de extensão itinerante - num primeiro momento pelas escolas de Florianópolis. É o IELA oportunizando o conhecimento sobre a América Latina e o Caribe.

A SEPEX acontece de 20 a 22 de outubro de 2016, na Praça da Cidadania da UFSC.