Início|Desenvolvimento|O mito do desenvolvimento sustentável

O mito do desenvolvimento sustentável

-

Por IELA em 28 de dezembro de 2020

O mito do desenvolvimento sustentável

Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Partindo da Geografia a jornalista Miriam Santini de Abriu decidiu pesquisar como o chamado jornalismo ambiental tratava o tema do desenvolvimento sustentável, buscando observar como era apresentado o tema do espaço e da presença humana. Ela então se debruçou sobre periódicos especializados e constatou que o jornalismo, via de regra, culpabiliza as pessoas isoladamente pela destruição ambiental (principalmente os pobres), poupando os grandes empreendimentos e a proposta capitalista de progresso. Na verdade, Miriam desvela toda a ideologia que perpassa o discurso do “sustentável” dentro do capitalismo. 
A dissertação acabou se transformando em um livro publicado com o nome “Quando a palavra sustenta a farsa”, editado pela Editora da UFSC.
Agora, o IELA publica na íntegra a dissertação buscando contribuir com o debate sobre o tema. A dissertação foi defendida em 2004 e orientada pelo professor Nazareno José de Campos. Uma leitura imprescindível para quem quer entender a lógica do desenvolvimento sustentável que, tal como mostra a pesquisadora, nada mais é do que farsa. 
Baixe aqui em PDF

Últimas Notícias