Parceria IELA/ Universidade Hradec Králové

3 de Maio de 2019, por Elaine Tavares



A República Checa é um pequeno país da Europa central com pouco mais de 10 milhões de habitantes. Lá, duas de suas principais universidades realizam estudos sistemáticos sobre a América Latina. Uma na capital, Praga, e a outra em Hradec Králové. Na Universidade de Hradec Králové são oferecidos cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Latino-Americanos e é sempre muito grande o fluxo de estudantes aqui do nosso continente. 

Nessa semana, o IELA recebeu a professora Barbora Valiskova, que é professora na Universidade Hradec Králové e que agora está realizando seu doutorado na área de estudos latino-americanos. Ela cumpre agenda de 10 dias no Instituto, que foi escolhido por ser uma referência na área de estudos sobre a América Latina no Brasil. Nos dias 02 e 03 de maio, Barbora ministrou curso sobre os movimentos sociais, particularizando sua análise no Movimento Indígena da Bolívia e sua relação com o Estado boliviano, hoje sob a direção de um aymara, Evo Morales. 

Na quinta-feira, durante uma reunião de trabalho com a equipe do IELA foram discutidos possíveis projetos de parceria entre o Instituto e a Universidade Hradec Králové. Intercâmbio de estudantes e professores, estudos compartilhados, troca de informações. Segundo a professora Barbora, a República Checa, por ser uma república jovem e considerada periferia na Europa, tem muitos problemas semelhantes aos países dependentes latino-americanos e muitos desses desafios podem ser discutidos com as ferramentas teóricas produzidas pelos estudiosos da região. Por outro lado, o seu país tem também numerosas conquistas que podem servir de exemplo para as lutas sociais do sul. Assim, uma relação sistemática de parceria é bem-vinda para as duas universidades.