Pensamento Crítico chega à edição número 40

29 de Outubro de 2017, por IELA

Primeiro programa foi em abril de 2016
Primeiro programa foi em abril de 2016

Pensar a conjuntura latino-americana sempre foi o foco do trabalho do IELA, mas já há algum tempo os leitores da página demandavam por um programa de televisão, afinal, o vídeo, hoje, assumiu uma centralidade na comunicação. Por conta disso, a equipe do instituto começou a preparar as condições para produzir um programa de análise que pudesse também ser visto e ouvido. Nunca é coisa fácil, a considerar a estrutura da universidade. Mas, sempre há que considerar a criatividade e a vontade do grupo que cotidianamente constrói o IELA.

Assim, a partir da superação de todas as dificuldades, foi ao ar o primeiro Pensamento Crítico em abril de 2016. Recuperávamos o lendário nome da revista cubana dirigida por Fernando Martínez Heredia e oferecíamos ao público ávido por informações sobre “Nuestra América”, uma análise qualificada a partir dos integrantes do próprio Instituto. Depois, com o passar do tempo, outros convidados foram se agregando, conforme o tema discutido.

Nessa semana chegamos à edição número 40, mantendo a periodicidade de programas quinzenais, que são oferecidos no canal do Youtube do IELA, mas também no canal da TV UFSC, em emissão via parabólica, alcançando assim maior público semanalmente.

Ao longo desse processo passaram pela nossa biblioteca, onde são gravados os programas, 38 professores, pesquisadores e ativistas, em debate com a equipe do IELA e na reflexão sobre os grandes temas latino-americanos. O trabalho conta com uma equipe técnica de valor encabeçada por Rubens Lopes, com Pedro Cruz e Maicon Cláudio Da Silva. O programa tem a condução da jornalista Elaine Tavares.

Nesses 13 anos de atuação do IELA o trabalho se consolida e fortalece na relação imediata e sinérgica com todos aqueles que insistem em conhecer a realidade latino-americana, com a preocupação de debater com qualidade sobre os problema se os desafios colocados para esse espaço geográfico que reconhecemos como a "Pátria Grande” sonhada por Bolívar e Artigas.

Agradecemos a todos e todas que seguem acompanhando nosso programa e seguimos firmes na direção de mais outras 40 edições.

Equipe do IELA

Para ver todas as edições: http://www.iela.ufsc.br/programa-pensamento-critico