Planeta.Doc na UFSC

21 de Outubro de 2019, por IELA


Pelo quarto ano consecutivo o evento reunirá membros da comunidade científica, professores e alunos de escolas e universidades, profissionais do setor audiovisual e da indústria criativa, assim como representantes de emissoras de televisão que incluem a questão socioambiental em suas programações.

Com um viés transdisciplinar, o Planeta.doc Conferência é voltado a um público interessado em novas plataformas, e práticas pedagógicas e a divulgação científica ligadas à sustentabilidade. E contará com o reforço de games, animação e produção audiovisual. O objetivo do evento é debater e aprofundar as oportunidades criadas pelas novas tecnologias e o audiovisual como ferramentas para a área da educação.

Estão previstas 40 conferências em formato “ted-talks” (metodologia de disseminação de ideias), oficinas de games e edição de séries para a TV. Integram, ainda a programação vários Fóruns, com a presença de produtores de conteúdos audiovisuais e representantes de emissoras do Brasil que valorizam a questão socioambiental. A Conferência apresentará ainda cases com inovadoras práticas pedagógicas de escolas públicas e privadas na área de sustentabilidade.

A arena do evento oferecerá um espaço próprio de visualização de filmes em Realidade Virtual e oficina de personagens promovida pelo Projeto SC Games, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina. Na área de produção audiovisual, a Conferência reunirá representantes de algumas das principais FilmComissions do país, apresentando suas estruturas de apoio e oportunidades de se filmar em diferentes destinos e paisagens naturais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

DIA 22
13h30 - ABERTURA

PAINEL CINEMA E EDUCAÇÃO

14h00 - Marco Altberg
Marco Altberg trabalha em cinema e audiovisual desde 16 anos de idade, tendo produzido e dirigido inúmeros filmes e séries de TV em diferentes formatos e gêneros, ficção, documentário, realityes e animação com foco em dramaturgia, música, meio-ambiente, culturas indígenas, cinema e arte em geral. Através de sua empresa Indiana Produções, produz e dirige filmes e conteúdos para TV e novas plataformas, com produções premiadas no Brasil e no exterior. Criou o Canal Brasil e o Canal Like dos quais é sócio.

14h20 - Sergio Carvalho
Diretor da produtora de cinema Saci Filmes, formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Na direção assina os projetos: séries de TV Nokun Txai - Nossos Txais (2016/2017) e O Olhar Que Vem de Dentro (2017); longa documentário Empate (2017) e curta em animação Awara Nane Putane - Uma História do Cipó (2010) e 7 Edições do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira e o programa Almanaque Aquiry – TV Aldeia/Acre (2008). É autor dos livros: Outros Morangos (Contos/2015) e Noites Alienígenas, vencedor do concurso Garibaldi Brasil de Literatura (Romance/2010).

14h40 - Todd Southgate
Diretor/ cinegrafista de documentários ambientais. Trabalhou profissionalmente em televisão como editor, operador de câmera, jornalista, produtor e diretor para canais e redes de televisão tais como CityTV em Toronto e CBC (Canadian Broadcasting Corporation). Também dirigiu, filmou e escreveu mais de 50 documentários e programas ambientais para televisão dos mais variados temas tais como a exploração dos mares, mudanças climáticas, desmatamento entre outros. Dessas produções, muitas conquistaram prêmios ambientais prestigiados, incluindo o “Grand Prize” no festival EcoFilm na Europa. Nos últimos 17 anos tem realizado diversas produções na Amazônia.

15h10 - Daniel Novaes Sampaio Celli
Coordenador da São Paulo Film Commission na empresa Spcine. Há mais de 10 anos atua no setor audiovisual, e na Spcine fez parte da implementação da São Paulo Film Comission. Hoje coordena esse departamento que atua como agente facilitador, com a missão de atrair e dar assistência para a realização de produções audiovisuais na cidade. Estudou Produção Audiovisual na instituição de ensino Senac São Paulo, Produção Executiva para Cinema e TV na instituição de ensino Academia Internacional de Cinema, participou do Programa Latino-Americano de Seminários em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública na instituição de ensino FGV - Fundação Getúlio Vargas.

15h40 - Tânia de Oliveira Pinta
Coordenadora da Rio Film Commission desde 2017, escritório oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro dedicado ao apoio à produção de conteúdo audiovisual, à atração de produções para a Cidade e promoção do Rio de Janeiro como destino cinematográfico. Desde então, são mais de 600 produções atendidas pela RFC. Formada em Cinema pela UFF e pós-graduada em Gestão Cultural, Tânia Pinta integrou a equipe da Rio Film Commission em 2014, depois de anos de experiência como colaboradora da ANCINE – Agência Nacional de Cinema e da Secretaria de Estado de Cultural do Rio de Janeiro.

PAINEL EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM NOVO MUNDO!

16h00 - Marco Moriconi
Graduação, mestrado e doutorado em Física, é professor associado nível 1 da Universidade Federal Fluminense, trabalhando na área de física teórica, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando em temas relacionados a teoria do campo estatística em duas dimensões, especialmente simetria conforme e modelos integráveis.

16h20 - Guilherme Pontes
Antigo superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades, coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Florianópolis e do Governo do Estado, ocupa hoje o cargo de superintendente do projeto Bairro Educador da Prefeitura de Florianópolis. Recebeu o título de Embaixador da Paz, concedido pela Federação para a Paz Universal e também o Título ‘Ten Outstanding Young Persons of the World’ (TOYP) de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, concedido pela Junior Chamber International (JCI).

16h40 - Paula Cals Brügger Neves
Paula Brugger atualmente é coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares (LET/UFSC). É graduada em Ciências Biológicas, mestre em Educação e Ciência e doutora em Ciências Humanas (Sociedade e Meio Ambiente). Atua nas seguintes temáticas: educação ambiental e abolicionista; interdisciplinaridade, paradigmas de ciência e sustentabilidade; e relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza.

17h00 – Leandro Belinaso
Graduado em Ciências Biológicas; Mestre e Doutor em Educação. Pesquisador em educação e audiovisual. Desenvolvedor do projeto: Cinema e Educação: a questão ambiental em cena. Atua como professor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina sobre processos de formação e criação de narrativas escritas e imagéticas.

17h20 - Leopoldo Nogueira
Pedagogo e Mestre em Educação e Comunicação. Atua como Professor/Coordenador (Mídia)Pedagógico dos Anos Iniciais, bem como Artista Gráfico desenvolvendo oficinas com professores, educadores e crianças, orbitando entre os campos do saber/fazer/poder/amar no descobrimento do e no espaço-tempo da infância na creche, pré-escola, escola e, em todos os ambientes que se fazem educativos e descobrincantes, defendendo o brincar, o devaneio, o imaginar como direitos da criança, para dar passos re-evolutivos na re-vira-voltação das gentes para o Bem Viver no Mundo.
 
17h40 - Fabiana Mortimer Amaral
Formada em Bioquímica de Alimentos com Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de gastronomia contemporânea e tecnologia de alimentos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Pesquisadora em desenvolvimento de produtos gastronômicos baseados na sócio biodiversidade Brasileira. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Gastronomia do IFSC Campus Florianópolis Continente, que desenvolve trabalhos colaborativos, entre profissionais de diversas áreas do conhecimento em prol da valorização e preservação dos biomas brasileiros por meio da gastronomia.

PAINEL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SUSTENTABILIDADE

18h às 18h50 -

Daniel Ferrua
Representante do projeto Startup da Escola Dinâmica.
- Cátia Fernanda Ebersol Guimarães
Bióloga e Professora Auxiliar de Ciências (Laboratório) e Coordenadora do Projeto de Educação Ambiental Permanente da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes.
- Ariel Homem Ribeiro e Samuel Nunes Santana
Representantes da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino. Coordenam o projeto educacional Mídia Maker que segue as diretrizes dos eixos de educomunicação e ambiente e sustentabilidade propostos no projeto de jornada de Tempo Integral da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
- Jonas Carvalho
Representante do NEAMB - Núcleo de Educação Ambiental Centro Tecnológico UFSC
- Bruna do Nascimento Koti e Amanda Magalhães
Representante do Colégio Jardim Anchieta. Coordenadoras do Projeto sobre Plástico nos oceanos: o levantamento de dados, coleta na praia e campanha de arrecadação de plásticos e tampinhas na escola, espaço de sensibilização e a destinação final.

19h00 - APRESENTAÇÃO MUSICAL
PAINEL MÍDIA E EDUCAÇÃO: COMUNICAR EDUCANDO!

19h10 - Ana Tereza Fonseca
Formada em Rádio e Tv pela Fiam com especialização em Gestão de Projetos Culturais pela ECA - USP. Passou por festivais de cinema como Mostra Internacional de cinema e É Tudo Verdade. Trabalhou com produções em obras audiovisuais e na TV Cultura. Começou no ZooMoo na área de produção, operação e aquisição de conteúdo em janeiro de 2015, onde está até o momento.

19h30 - Ally Colaço
Professora e instrutora de minicursos e oficinas de cinema há mais de 10 anos. Doutoranda em Educação (UFSC), Bacharel em Cinema (UFSC) e com formação em Design e Pedagogia, já atuou ao longo da década em diversos projetos como o "Curta no Intervalo" da Cinemateca Catarinense e lecionou oficinas de cinema e audiovisual pelo SESC, UFSC, UDESC, Centro Sapiens, Social Good Brasil, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival de Inverno de Bonito (MS), outros espaços de aprendizagem, além de participar do projeto 'Sessão Animada' da Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

19h50 - Neide Schulte
Doutora em Design pela PUC - Rio. Mestra em Engenharia de Produção (2003), UFSC Florianópolis/SC. Especialista em Ensino da Arte (1998). Pesquisadora nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, desenho digital, design de superfície, estamparia, desenvolvimento de coleção, ecomoda, sustentabilidade: responsabilidade socioambiental e cultural, novas economias: circular, criativa e solidária, e questões de gênero.
 
20h10 - Clara Comandolli de Souza e Karina Smania De Lorenzi
Clara Comandolli de Souza é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha com assessoria de comunicação no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo - Cepagro, ONG que promove a Agroecologia.
Karina Smania De Lorenzi: Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Técnica e educadora ambiental do Cepagro - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Educação Ambiental, Agroecologia
 
20h30 - Elis Motta
Co-Fundadora e Sócia do Instituto Now, que oferece a indivíduos e organizações experiências transformadoras de aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências para o século 21.
---------------------------------
DIA 23
14h00 – Abertura
PAINEL: CENÁRIOS E DESTINOS CINEMATOGRÁFICOS

14h10 - Ramiro Paiva de Azevedo
Publicitário pela UFRGS, desde 2005 no mercado de produção independente para cinema e televisão nas funções de produtor e assistente de direção, atuando em diversos eventos ligados à difusão cultural – mostras no Brasil e no exterior, 8ª Bienal do Mercosul e lançamento de filmes. Sócio organizador do Cine Esquema Novo- Festival de Cinema de Porto Alegre e Diretor Geral dos canais Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Fashion TV, sendo responsável pela estratégia de programação e promoção dos canais, avaliação e contratação de projetos de produção e aquisição de conteúdos.
 
14h30 - Raphael Porto Ritter Viana
Formado em Cinema e MBA em Gestão do Entretenimento, trabalhou por 18 anos na TV Globo como programador de filmes, séries e avaliação de conteúdo. Participou de diversos mercados internacionais de conteúdo e rodadas de negócios. Atualmente é responsável pela programação e aquisição de conteúdo dos canais ZooMoo e Love Nature no Brasil e América Latina. O Canal Zoomoo, canal multiplataforma dirigido a crianças em idade pré-escolar, tem conteúdo que combina imagens de vida selvagem, séries de bonecos e animações que criam uma experiência única de entretenimento e aprendizagem e o Canal Love Nature apresenta documentários e séries exclusivas que celebram a vida dos animais na terra.

14h50 - Gabriela Lantimant Lacerda de Souza Costa
Coordenadora de conteúdo do Canal OFF, com produções internacionais e nacionais protagonizadas por pessoas comuns apaixonadas por aventura ou por nomes conhecidos em modalidades do ar, água e terra, de verão e inverno, como: surf, caiaque, snowboard, wingsuit, skate e mergulho.
 
15h10- Ivano Freitas Cordeiro
Graduado em ciências agrárias com pós graduação em gestão ambiental. Produtor com mais de 30 anos de experiência, atuando na produção de projetos nacionais e internacionais. Já fez trabalhos para National Geographic, CBS, Discovery, BBC de Londres. Trabalhou durante 25 anos no órgão oficial de turismo do Estado do Amazonas e desde 1992 realiza produções cinematográficas no Amazonas atuando como produtor local em diversos longas e documentários na região. Hoje atua como diretor da Amazonas film Commission, secretaria de cultura do Estado do Amazonas.
 
15h30 - André Mendonça Dantas Faria
Publicitário, formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, atua como Diretor Executivo da Rede Brasileira de Film Commissions - REBRAFIC, entidade que administra desde 2017, organizando painéis, workshops, cursos e consultorias sobre Film Commissions. Representante do Brasil em eventos internacionais e na Latin American Film Commission Network, a rede latino-americana de Film Commissions.

15h50 - Ricardo Murilo Pereira
Representante da Floripa Film Comission, entidade que busca facilitar a atividade cinematográfica especialmente no que se refere às relações entre os órgãos públicos e a produção audiovisual, divulgar Florianópolis e região como destino para produções audiovisuais no mercado interno e no exterior e promover a indústria de produção Florianopolitana, entre outras atividades. LANÇAMENTO DA FILM COMISSION FLORIANÓPOLIS
 
PAINEL MÍDIA E EDUCAÇÃO

16h10 - Wiliam de Andrade
Graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou a carreira docente no ensino superior há quase vinte anos e está na UFSC desde 2013, ministrando disciplinas voltadas ao Design e às produções animadas. Doutor em Design e formado em Desenho Animado pelo Vancouver Institute of Media Arts (VanArts - Canadá). É um dos criadores e ex-coordenador do curso de Bacharelado em Animação da UFSC, programa pioneiro no Brasil avaliado com a nota máxima pelo Ministério da Educação. É entusiasta da Economia Criativa e atua para a consolidação da indústria da Animação no Brasil, organizando eventos e ministrando palestras sobre as áreas de aplicação das artes animadas e seu papel social, cultural e econômico.

16h30 - Marcia Regina Battistella
Graduada em Artes UDESC, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Design UFSC. Atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: cor, ergonomia, artes, educação, pedagogia, cultura, tecnologia na educação, empreendedorismo, inovação, gamificação e jogos digitais. Professora na UNISUL , Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Design UFSC. Coordenadora do Projeto Novos Talentos SC Games na Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável SDE. Conselheira em Cultura Digital no CMPC-Florianópolis SC. LANÇAMENTO GAME NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

17h00 – Dulce Marcia Cruz
Professora Associada da UFSC no Departamento de Metodologia do Ensino, na Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídia - CNPq. Graduada em Comunicação, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Engenharia de Produção. Pesquisa jogos, formação de professores, linguagens e narrativas da cultura digital. Coordena o jogo Projeto de produção Game Comenius: o jogo da didática. Bolsista produtividade CNPq desde 2004.

17h20 - Rafael Nogueira Costa
Biólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Engenharia Ambiental (Instituto Federal Fluminense) e Doutor em Ciências Ambientais (UERJ). Professor vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da UFRJ. Desenvolve pesquisas em cinema, educação e ambiente nos programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação e Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, ambos da UFRJ Macaé.
 
17h40 - Marcelo Cordero
Cordero estuda filosofia crítica e direção de filmes. Atualmente, é diretor da Yaneramai Films, uma empresa cultural privada dedicada à gestão audiovisual e cinematográfica nas áreas de venda, distribuição e exibição. Diretor de programação e curador do Festival Internacional de Cinema Pachamama em Fronteira. Foi diretor da revista de cinema Fotogenia de 2006 a 2007, professor de Comunicação Audiovisual da Universidade Privada Franz Tamayo. Publica regularmente em seu blog de críticas Lagaña de Perro. Criador e promotor do grupo Chaski do Peru do projeto Microcines Network.

18h00 - Daniela Karine Ramos
Psicóloga, pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia (CNPq). Coordena o LabLudens um laboratório de pesquisa e extensão do Colégio de Aplicação que propõe atividades lúdicas utilizando jogos digitais e analógicos para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Coordenou o desenvolvimento da Escola do Cérebro um aplicativo que integra jogos digitais voltados para crianças no contexto escolar para o aprimoramento das funções executivas e atua em projetos de formação de professores relacionados ao uso das tecnologias e estratégias didáticas que priorizem a formação integral.
 
18h20 - APRESENTAÇÃO MUSICAL

PAINEL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SUSTENTABILIDADE 

18h30 – 19h10
- Glória Clarice Martins
Monitora Comunitária de Educação Ambiental, atua na divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Planejamento e Projetos da Autarquia Comcap.
- Karoline Chiaradia Gilioli
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul. Durante a graduação participou de projetos voltados para hidroquímica e hidrodinâmica de água subterrânea, projetos voltados para ecologia de anfíbios e répteis, realizou atividades docentes de ensino formal na educação básica. Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve o projeto Cons(ciência)na escola social Lucia Mayvorne do grupo Marista 
- Marina Soligo
Formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1996), com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, mestre em Ciências Sociais. Participa dos Grupos de Pesquisa "Formação de Professores, Ensino, Aprendizagem e Construção do Conhecimento" e "Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens do Colégio de Aplicação da UFSC".Projeto: Coletivo Lixo Zero: por um CA sustentável.
- Nickalli Duarte, Thais Daiane de Melo de Jesus, Ana Luiza Soares dos Santos
Centro Educacional Municipal Interativo

PAINEL EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

19h10 - Miriam Santini de Abreu
Graduação e doutorado em Jornalismo, mestrado em Geografia pela UFSC e especialista em Educação e Meio Ambiente pela UDESC. Autora do livro intitulado “Quando a palavra sustenta a farsa: o discurso jornalístico do desenvolvimento sustentável”. Recebeu o prêmio “Qualidade de vida” pela contribuição à defesa do meio ambiente no estado de Santa Catarina, concedido pela Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses.
 
19h30 - Rogério Santos Pereira
Graduação, mestrado e doutorado em Educação Física. Coordena o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes de Santa Catarina. Atua nas áreas de Educação Física, Esporte e Lazer, Mídia-Educação, Formação de Professores.

19h50 - Nildo Ouriques
Professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC onde também preside o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Possui doutorado em Doutorado em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia.
 
20h10- Thereza Cristina Coutinho
Professora Doutora Honóris Causa em Educação. Formada em pedagogia pela Universidade de Fortaleza, pós-graduada em Ensino à Distância e Psicopedagogia, MBA em Gestão Escolar, Educadora há mais de 40 anos. Recebeu o Prêmio do Mérito Docente por três anos ( 2002, 2003, 2004) consecutivos pelo Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza – CE. Doutora Honoris Causa Em Educação pela Federação Brasileira das Ciências, Artes e Letras (FEBACLA) – 2018. Doutora Honoris Causa Em Educação pela Academie Et Université Honorifique Philo-Romaine Des Sants Constantine Et Charles – 2019. Hoje, Coordenadora Pedagógica do Bilíngue (Educação Infantil e Ensino Fundamental), na Escola Dinâmica – Florianópolis.

20h30- ENCERRAMENTO