Programa Pensamento Crítico

29 de Março de 2016, por Elaine Tavares

Escondida, porém presente, está Midiã Fraga, que fez a foto.
Escondida, porém presente, está Midiã Fraga, que fez a foto.

O Instituto de estudos Latino-Americanos iniciou essa semana as gravações do Programa Pensamento Crítico, uma contribuição em vídeo da equipe do IELA, que trará quinzenalmente – ou em edições extraordinárias, caso necessário – análises da conjuntura brasileira e latino-americana. Essa é mais uma iniciativa do Instituto que completa esse ano 12 anos de existência, incluídos aí os dois anos que atuou como Observatório Latino-Americano.  

Desde 2004, quando teve início o projeto de análise da realidade latino-americana, o IELA tem procurado oferecer aos brasileiros o conhecimento sobre os demais países que conformam toda essa faixa de terra que vai do Rio Bravo até a Patagônia, bem como uma análise diferenciada, crítica, da realidade brasileira. Num tempo em que o Brasil estava de costas para a América Latina, o grupo que forma o IELA persistiu e consolidou um espaço de pensamento crítico que é hoje uma referência em todo o continente. Oferece um portal na internet com notícias diárias e criou a Coleção Pátria Grande, que edita os mais importantes pensadores latino-americanos em livro.

Durante esses doze anos de trabalho, a equipe de comunicação tem procurado oferecer textos, áudio e vídeos que provoquem o desejo de conhecer cada vez mais a realidade desse imenso continente que partilha uma história comum de colonização violenta e dependência. Agora, com um programa de TV, o Instituto busca uma inserção maior, visando aprofundar a análise sobre os fatos e acontecimentos latino-americanos em uma linguagem mais próxima da maioria da população.

O programa terá a participação fixa da jornalista Elaine Tavares e dos professores Waldir Rampinelli, Nildo Ouriques e Beatriz Paiva. Conforme o tema em questão também poderão participar convidados que dominem o assunto. O objetivo maior é repassar – em 45 minutos - uma versão crítica de temas que no mais das vezes não são discutidos na televisão brasileira. 

O programa piloto deverá ser lançado ainda essa semana e logo em seguida será divulgado o cronograma definitivo. O IELA está em tratativas junto à TV UFSC para que também seja retransmitido pelo canal universitário e pela TV Brasil. 

A equipe de produção é composta por Elaine Tavares, Maicon Claudio da Silva, Rubens Lopes e Midiã Fraga.