A REBELA faz 10 anos

26 de Junho de 2020, por Elaine Tavares


De repente, no meio dos atropelos de uma mudança de servidor para a revista, misturada com uma pandemia que desestruturou a vida de todo mundo,  nos demos conta que a Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA)  completa esse ano uma década de vida. Não é qualquer coisa se considerarmos que é uma revista dedicada ao pensamento crítico e a América Latina. Por isso, quando decidimos lançá-la, lá em Porto Alegre,  a partir de uma parceria frutífera com o Grupo de Pesquisa Organização & Práxis Libertadora, da UFRGS, nos questionávamos se teria vida longa. 

Os primeiros números foram bem difíceis. Havia que pedir artigos para um e para outro, fazendo um esforço bem grande visando reunir os textos necessários para fechar cada número. Afinal, revista nova não tem avaliação e muitos pesquisadores precisam acumular pontos em revistas indexadas. Mas, apesar da dificuldade, logo fomos sendo abraçados pelos companheiros e companheiras de uma longa caminhada. Gente de todos os cantos da América Latina deu sua contribuição, mandando textos, fazendo a revista andar e crescer. Quando vimos, já não era mais preciso pedir nada a ninguém. Os textos foram chegando aos borbotões, com muitos professores e estudantes sedentos de espaço para divulgar trabalhos sobre a América Latina. A Rebela se emancipou. 

Hoje a revista já conquistou a Classificação de Periódicos Qualis em quatorze áreas diferentes: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (B4), Antropologia / Arqueologia (B4), Ciência Política e Relações Internacionais (B4), Ciências Ambientais (B5), Comunicação e Informação (B5), Direito (B4), Economia (C), Educação (B5), Ensino (B2), Filosofia (C), Interdisciplinar (B4), Planejamento Urbano e Regional / Demografia (B4), Serviço Social (B5), e Sociologia (B4). Vamos caminhando. 

Agora, em 2020, finalmente conseguimos migrar para uma página dentro da UFSC. Isso implica em algumas arrumações. Por conta desse processo, os autores que já foram publicados em algum número da revista devem atualizar sua senha de acesso através da opção "Esqueci minha senha". Caso este não seja seu caso, ou você seja apenas leitor, um novo cadastro pode ser feito na revista pelo endereço: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/rebela. Novas publicações somente serão aceitas através deste novo endereço que, esperamos, seja definitivo.

Por fim, dez anos não são dez dias. São muitas e muitas horas de trabalho duro, buscando artigos, revisando, catalogando, procurando avaliadores, cobrando respostas que demoram, cumprindo prazos, aprimorando, divulgando. Uma estrada longa e estreita, que é percorrida com a mais profunda alegria, porque o propósito da viagem é dar notícias dessa nossa Pátria Grande. A Rebela é essa estrada colorida, alegre, comprometida, apaixonada, nascida numa noite fria em Porto Alegre, com a condução vibrante de Maria Cecy Misoczky, Sueli Goulart, Rafael Kruter Flores, Guilherme Dornelas Câmara, Nildo Ouriques e Elaine Tavares. Depois, se juntaram na caminhada o Fernando Correa Prado e o Maicon Claudio da Silva. Contamos ainda com muitos parceiros e parceiras que fazem parte do grupo de avaliadores, além dos companheiros e companheiras de sempre, que estão desse o começo dispostos a dar conteúdo e profundidade aos estudos sobre a América Latina. 

Essa é uma data para celebrar, e celebramos com todos os amigos e amigas do Iela. Obrigada por andarem conosco por essas veredas de Abya Yala.

Aí está o primeiro número do Volume 10. Aproveitem!