Início|Coleção Pátria Grande|Socialismo ou fascismo

Socialismo ou fascismo

-

Por IELA em 17 de setembro de 2018

Socialismo ou fascismo

A Editora Insular acaba de anunciar que já está circulando o sétimo volume da Coleção Pátria Grande, pensada e organizada pelo IELA, sob a coordenação de Nildo Ouriques. O livro “Socialismo ou fascismo”, de autoria de Theotonio dos Santos é finalmente editado em português, depois de quase 50 anos de sua edição em espanhol, quando Theotonio ainda estava no exílio. Redescobrir essa obra nesse momento pelo qual passa o país é de uma riqueza imensa. 
Dele fala Nildo Ouriques: “O dilema latino-americano, portanto, agora se desenha a cada dia com crescente nitidez. As lições da história de Nuestra América e a fundamentação teórica que sustenta esta obra não podem ser esquecidas no momento em que a classe dominante decretou uma guerra de classes aberta contra os trabalhadores. Vivemos, portanto, um tempo orientado pela lógica das situações extremas.
Nosso tempo exige escolhas individuais e coletivas. O movimento socialista em lenta reconstrução é o único meio capaz de oferecer uma saída real e duradoura para nosso povo. Na exata medida em que a classe dominante decretou a guerra de classes aberta contra os trabalhadores, ensinou também que somente o socialismo poderá evitar seu avanço e oferecer uma saída duradoura para o abismo social, a violência e a exploração de milhões de trabalhadores no Brasil e nos demais países da América Latina.
Em consequência, soa cada dia mais forte o apelo da Revolução Brasileira” 
Sobre o autor:
Theotonio dos Santos Júnior (1936-2018) foi um economista e cientista político brasileiro. Militante revolucionário e um dos formuladores da Teoria da Dependência. Também um dos principais expoentes da Teoria do Sistema Mundo. Mestre em Ciência Política pela UnB e doutor “notório saber” pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor emérito da UFF. Pesquisador Nacional Sênior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Presidiu a Cátedra e Rede UNESCO-Universidade das Nações Unidas (UNU) de “Economia Global e Desenvolvimento Sustentável” − REGGEN. Tem mais de cem livros publicados em quarenta países e dezessete línguas, principalmente em espanhol.
Sobre a coleção:
A Coleção Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano é uma iniciativa do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como objetivo divulgar autores e obras clássicas das ciências sociais na América Latina que deram vida ao que entrou para a história como “pensamento crítico latino-americano”. As obras escolhidas para compor esta Biblioteca são inéditas ou foram divulgadas apenas marginalmente no Brasil.
O livro pode ser adquirido diretamente na Editora Insular.
Conheça os demais volumes da Coleção Pátria Grande 
 

Últimas Notícias