Yrupa Purahei: "Canções das margens do rio"

29 de Março de 2017, por Elaine Tavares

Músicas em português, espanhol e guarani
Músicas em português, espanhol e guarani

Acontece no dia 4 de abril, às 20h, no TAC, o Show de lançamento do CD: Yrupa Purahei: "Canções das margens do rio". Esse trabalho é um projeto de músicos das fronteiras entre Argentina, Brasil e Paraguai, que conta com a voz da cantora paraguaia Romy Martínez, que tem como marca o canto na língua Guarani.

O trio é formado por Chungo Roy (arranjos e piano), Maiara Moraes (flauta) e Romy Martínez (voz) e esse trabalho foi selecionado em primeiro lugar no Prêmio Catarinense de Música através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, no ano de 2014. 

PURAHEI:

Palavra em guarani que significa canção ou cantar. Se compõe das raízes pu: som; ra: que gera, e héi: que expressa sentimentos.

O ponto de partida foi pesquisar músicas de uma região que pouco se conhece e pouco lugar tem nas projeções do que seria a identidade cultural brasileira. É uma região muito ampla, as fronteiras que o Brasil possui com dois países: Argentina e Paraguai, ou seja, os estados: PR, SC, RS e MS. Os caminhos dos rios, desde a foz até o mar. Contemplando gêneros, regiões, compositores contemporâneos, tradicionais, a temática que unifica as canções é o cantar desta terra via letras e formas musicais. Os arranjos buscam resignificar, renovar o repertório esquecido dentro do cancioneiro da música popular brasileira. 

Durante a gravação do disco, participações especiais: Alegre Corrêa (compositor), Bebê Kramer (acordeon), Carlinhos Antunes (viola caipira), Lea Freire (flauta baixa e contrabaixa) e A corda em si: Fernanda Rosa e Mateus Costa (voz e contrabaixo).

No show participam como convidados especiais: 

Alegre Corrêa (compositor e violão)
A Corda em Si: Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo)

Data: 4 de Abril de 2017, terça-feira 

Horário: 20h

Local:
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC 
Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis - SC