Venezuela: os benefícios da Revolução Bolivariana para a saúde, educação e esporte

Autores:
Nelson Kautzner Marques Junior

Resumo

O objetivo da revisão foi de identificar o efeito da Revolução Bolivariana na saúde, educação e esporte da Venezuela. A quinta república conseguiu resultados expressivos na saúde porque garantiu a redução da pobreza, do desemprego e o governo, com a Misión Barrio Adentro, tratou da saúde dos mais pobres. A educação na Venezuela é referência porque esse país atingiu uma alta frequência dos alunos na escola e no ensino superior e terminou com o analfabetismo. O esporte nesse país teve como principal resultado a criação da Misión Barrio Adentro Deportivo para massificar o esporte e a elaboração da Universidad Deportiva del Sur para os alunos da América Latina estudarem as três dimensões do esporte. Em conclusão, a Venezuela conquistou importantes benefícios na saúde, educação e esporte com a quinta república, merecendo continuidade desse governo para essa nação obter mais conquistas no campo social.