Volume 6, Número 1 (2016)

Editorial

O Instituto de Estudos Latino-Americanos, da UFSC, e o Grupo de Pesquisa Organização & Práxis Libertadora, da UFRGS, oferecem mais uma edição da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, buscando provocar o debate sobre a conjuntura do continente, bem como sobre os principais desafios a serem vencidos.

Nesse número 1 do volume 06 trazemos o artigo de Alair Silveira: “América Latina: o ocaso da esperança? Brasil em evidência”, que discute sobre o fim das experiências governativas latino-americanas conhecidas como ‘de esquerda’, tendo como foco o Brasil. Renato Saraiva e Katiele Rezer Menger apresentam o texto: “Integração político-estratégica na América do Sul: A integração como centro de decisão”, que trata dos eixos Econômico-Produtivo, Infra-Estrutura, e Segurança e Defesa como as três estruturas que condicionam a Integração Sul-Americana e o desenvolvimento socioeconômico do subcontinente.

Em seguida temos o trabalho de Tainam Marinho Pessoto: “Crítica ao Novo Desenvolvimentismo”, discutindo a tese de que o Brasil teria entrado num novo ciclo histórico com o novo desenvolvimentismo, ideia com qual ele não compartilha, procurando mostrar que não supera as contradições da dependência econômica. “A Economia Política da Transição ao Socialismo: a Contribuição de Ernesto Che Guevara” é o artigo apresentado por Luiz Henrique Marques Gomes, mostrando a visão refinada que El Che tinha dos problemas e das necessidades do período de transição numa sociedade socialista, indicando o seu estudo sistemático. Ainda sobre Cuba temos “Cuba e a dependência externa: passado e presente”, por Joana Salém Vasconcelos, procurando contribuir com a análise da atual situação histórica de Cuba diante das possibilidades criadas pela abertura de diálogo com os Estados Unidos em dezembro de 2014.

Rafael Rossi traz o tema: “Atividades Educativas contra o Agronegócio”, problematizamos a necessidade do desenvolvimento de atividades educativas que sejam críticas e se coloquem contra o agronegócio. Jéssica de Jesus Almeida apresenta o texto: “Reabilitação criminal sob a perspectiva de ressocialização dos egressos do sistema prisional” no qual discorre sobre como garantir que após o cumprimento da pena imposta ao indivíduo em razão de uma prática delitiva, esse possa ser reinserido na sociedade e no mercado de trabalho sem carregar consigo as marcas do preconceito.

Para fechar, Fabiane Medina Cruz propõe o “Feminismo de Estado: Pluralismo pragmático e transformismo nas metas de emancipação da mulher no ambiente político”, analisando a ação do feminismo no Estado a partir da etnografia das conferências de políticas públicas da área de gênero.

A resenha é do escritor e professor estadunidense James Cockcroft, com o texto “Eleições nos EUA e o futuro: cinco realidades”, o qual propicia uma profunda análise sobre os grandes temas que estão em foco nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Como ensaio fotográfico Pâmela Marconatto Marques apresenta um trabalho realizado no Haiti, “Os donos do orvalho: Testemunhos de delicadeza no Haiti”.

Com mais esses textos de discussão e análise esperamos contribuir para a compreensão da realidade latino-americana, nas suas mais diferentes abordagens críticas. 

Boa leitura.

 

Coletivo Editorial

 

Resenhas

Ensaios Fotográficos

Autores desta edição