Início|América Latina|A estratégia de Trump para a América Latina: a cenoura e o porrete

A estratégia de Trump para a América Latina: a cenoura e o porrete

-

Por Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica em 23 de fevereiro de 2026

A estratégia de Trump para a América Latina: a cenoura e o porrete

Estes são tempos difíceis, típicos das birras de uma potência mundial em declínio. Nós, latino-americanos, fomos lançados em sua vizinhança imediata e sofreremos o impacto de seu poderio militar em primeira mão.

Trump contribuiu decisivamente para inclinar a balança política latino-americana para a direita. Apesar de suas alegações de atualizar a Doutrina Monroe a ponto de anunciar o Corolário Donroe, o que ele está realmente fazendo é reciclar a velha política do porrete e da cenoura, formulada por Theodore Roosevelt no início do século XX, que lhe permitiu passear pelo Mar do Caribe como se fosse seu Mare Nostrum: ele apoiou a separação do Panamá da Colômbia em 1903 para garantir o direito de construir o canal; em 1905, assumiu o controle da alfândega dominicana; Em Cuba, os EUA estabeleceram a base naval de Guantánamo em 1903 e ocuparam militarmente o país em 1906; e na Nicarágua, estabeleceram um governo fantoche que lhes permitiu controlar as alfândegas, o Banco Central e arrecadar impostos — uma ocupação que só terminou em 1934, quando os Estados Unidos se retiraram, deixando Anastasio Somoza como figura decorativa e fiel guardião de seus interesses. Somoza estabeleceu uma dinastia de ditadores que só falavam inglês com suas famílias e que só puderam ser depostos em 1979 pela Frente Sandinista de Libertação Nacional.

É claro que, para Trump, admitir que o que ele está fazendo nada mais é do que reciclar políticas antigas e perenes do governo americano iria contra sua natureza patologicamente egocêntrica. O que Donald Trump provavelmente acrescentou foi seu método de pressionar, negociar, recompensar e punir: quando encontra um oponente contra o qual acredita que deve usar a força, ele o leva ao limite, oferece soluções que sabe que não serão aceitas e, então, desfere o golpe. Foi isso que ele fez com a Venezuela e está prestes a fazer com o Irã.

É sem dúvida assim que ele construiu seu império imobiliário. Uma mistura de pragmatismo e táticas mafiosas, onde qualquer estratégia é válida. Não importa o caminho que ele escolha, no final, o que importa é que os resultados sejam favoráveis ​​aos negócios das grandes empresas americanas. Negócios são negócios.

Como é sabido, e não há necessidade de repetir, Javier Milei, na Argentina, mordeu a isca: recebeu dinheiro suficiente para vencer as eleições legislativas de 2025 e continua recebendo auxílio financeiro que o mantém à tona.

Embora nada tenha sido confirmado, rumores persistentes sugerem que ele agora está de olho em Cuba. Seu capanga para essa tarefa é o obcecado Marco Rubio, que fez da derrubada da Revolução Cubana o propósito de sua vida. Ali também, ele brandiu o Big Stick, como Theodore fizera antes dele, e apertou ainda mais o infame bloqueio que seu país mantém na ilha há mais de sessenta anos, impedindo que sequer uma gota de petróleo chegue lá. É infame, mas Donald Trump não se importa, mesmo que sua própria mãe nos tenha alertado para termos cuidado com ele.

Ele certamente tentará estrangular Cuba e então, com aquele seu sorriso forçado, oferecerá uma alternativa feita sob medida para suas ambições. Talvez o que ele fez na Venezuela sirva como um programa piloto, mas certamente encontrará problemas, como já aconteceu antes.

Os lacaios latino-americanos que ascenderam ao poder político em seus respectivos países, impulsionados pela onda de popularidade de Trump, estão satisfeitos e encorajados, aguardando ansiosamente uma cesta cheia de cenouras. Há Daniel Noboa e José Antonio Kast, na fila, buscando favores para quando Trump terminar de construir um resort em Gaza e voltar sua atenção para eles.

Estes são tempos desastrosos, típicos dos acessos de raiva de uma potência mundial em declínio. Nós, latino-americanos, fomos lançados em sua esfera de influência e arcaremos com o peso de seu poderio. Como podemos esquecer as palavras de Che Guevara: “Se todos fôssemos capazes de nos unir, para que nossos golpes fossem mais sólidos e precisos, para que todo tipo de ajuda aos povos em luta fosse ainda mais eficaz, quão grandioso seria o futuro, e quão próximo!”

Últimas Notícias