Início|Camponeses|Camponeses e indígenas param a Colômbia

Camponeses e indígenas param a Colômbia

-

Por IELA em 01 de junho de 2016

Camponeses e indígenas param a Colômbia

Colômbia vive hoje o quarto dia de greve geral no campo – chamada de paro agrário – com camponeses e indígenas trancando estradas, realizando marchas e apresentando suas demandas aos governos federal e regionais. 
O protesto dos camponeses começou no domingo e tomou conta dos estados – chamados de departamento – de Cauca, Meta, Huila, Nariño, Antioquia, Arauca e Norte de Santander. A movimentação foi definida numa conferência agrária – Cumbre Agraria, Campesina, Étnica y Popular – que reuniu movimentos sociais indígenas, camponeses e afrodescendentes. Os manifestantes denunciam que o presidente Juan Manuel Santos não cumpriu acordos firmados que visavam melhorar as condições de vida no campo colombiano.
Os agricultores querem que o governo se posicione diante das frequentes ameaças que sofrem as lideranças sindicais e camponesas e garanta a proteção dessas pessoas. Também querem que as comunidades sejam protegidas dos graves impactos provocados pela exploração mineira e energética. Também exigem melhorias na saúde para barrar a alta taxa de mortalidade infantil, programas contra a desnutrição e insistem em participar das negociações de paz que o governo trava com as Farcs.
Nos anos de 2013 e 2014 aconteceram importantes paralisações protagonizadas pelos camponeses que se levantaram contra o Tratado de Livre Comércio firmado com os Estados Unidos, e dessas lutas foram firmados acordos que, segundo as lideranças, não chegaram a se cumprir. Por isso, eles estão de novo nas estradas exigindo seus direitos.
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida na manifestação indígena na região de Loboguerrero – Buenaventura, no Valle del Cauca, onde houve enfrentamento entre as comunidades indígenas a polícia. Segundo relatos dos assentados de La Delfina, o joven Willington Quibarecama Naquirucama foi atropelado por um veículo policial quando este tentava impedir o fechamento da estrada. 
Nessa quarta-feira está agendada uma reunião com membros do governo federal e espera-se que um novo acordo possa surgir.

Informações e fotos de jornais colombianos.

Últimas Notícias