Circula na Bahia

10 de Setembro de 2013, por IELA

10.09.2013  - O estudante do curso de Jornalismo da UFSC e bolsista no Iela, Rubens Lopes de Souza, estará essa semana em Salvador, Bahia, representando o Instituto no IX Enecult. (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Ele apresenta um texto no qual está a história do Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (CIRCULA), que se mantém como projeto do Instituto de Estudos Latino-Americanos desde o ano de 2007, com a projeção de filmes latino-americanos e caribenhos todas as semanas. O objetivo do Circula, além de apresentar filmes fora do circuito comercial e produções muitas vezes desconhecidas do público, é debater a conjuntura dos países nos quais os filmes foram produzidos. Dessa forma, o cinema, a cultura e a arte se misturam com a política e a economia, construindo assim um cenário totalizante de cada país latino-americano.

O Enecult, promovido na Universidade Federal da Bahia, já acontece há oito anos consecutivos e tem como proposta aprimorar o diálogo acadêmico e promover uma maior interação entre aqueles que pensam a cultura no Brasil. Esse ano IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura apresenta três novos eixos temáticos: Culturas e Infância; Culturas, Redes e Fluxos Globais; e Divulgação Cultural, Comunicação Estratégica e Cidadania. O surgimento destas novas áreas no maior evento de estudos da cultura no país, contribui para a criação de um espaço privilegiado de debates para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que atuam nestes âmbitos do campo cultural.

O trabalho da equipe do Iela está colocado no eixo: Culturas e América Latina, coordenado por Carlos Bomfim (IHAC/UFBA), que visa contribuir com os debates sobre as dinâmicas atuais das culturas nessa região. Contempla relatos de pesquisas e de experiências relacionadas ao espaço cultural latino-americano contemporâneo: perspectivas teóricas, indagações estéticas e políticas; agentes e agendas; processos de integração regional. O Circula está nesse campo.