Um dia sem mexicanos abre o sétimo ano do Circula

15 de Março de 2013, por IELA

 

15.03.2013 - O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Ali Primera (Circula) retoma suas atividades no dia 20 de março, quarta-feira, às 18h30min, no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC, iniciando assim o sétimo ano de existência como projeto de extensão do Instituto de Estudos Latino-Americanos. A proposta é trazer filmes latino-americanos que estão fora do circuito comercial e que retratem a realidade social política, econômica e cultural dos países. A sessão é sempre precedida por uma breve apresentação da conjuntura do país onde o filme foi rodado e depois da projeção acontece um debate envolvendo a conjuntura e a temática do filme.

O Circula é, então, muito mais do que a simples mostra de um filme. Busca trazer para dentro da universidade, através da sétima arte, o debate sobre os temas mais candentes que envolvem o nosso continente, assim como o quase desconhecido Caribe, retomando dialeticamente a velha prática do cine-clubismo.

A primeira sessão do ano apresenta o filme "Um dia sem mexicanos", comédia política que mostra o que pode acontecer numa cidade estadunidense, que faz fronteira com o México, quando, do nada, todos os mexicanos desaparecem. E aí, deixando claro que para um estadunidense é "mexicano" qualquer ser humano nascido em qualquer lugar da América Latina. A divertida películo mostra ainda que, mais que tudo, a nacionalidade pode ser uma questão de escolha. Vale conferir!

Dia 20, 1830min, auditório do CSE/UFSC