Início|Colômbia|Colômbia vai às urnas no domingo, 31

Colômbia vai às urnas no domingo, 31

-

Por Elaine Tavares em 29 de maio de 2026

Colômbia vai às urnas no domingo, 31

No próximo domingo a Colômbia vai às urnas para eleger o novo presidente, num momento histórico em que o país tem sido um dos poucos na América Latina a fazer frente aos ataques imperialistas na região. Gustavo Petro, colocado dentro do espectro da esquerda, conseguiu realizar reformas importantes para os trabalhadores, como a trabalhista e a dos aposentados. Além disso, também avançou no valor do salário mínimo e na questão da propriedade da terra, ainda que sem realizar a reforma agrária esperada. Governou um país que vinha com forte presença do narcotráfico, dos paramilitares – alimentados por anos pelos governos de direita – e da criminalidade em geral. Conseguiu diminuir essa presença, mas sem eliminá-la. E é justamente a questão da segurança que ainda preocupa prioritariamente os colombianos.

Petro, apesar das diferenças com Maduro, o presidente da Venezuela, foi um dos primeiros a se levantar contra o sequestro realizado pelos Estados Unidos e tem mantido postura firme contra as ameaças dos EUA a Cuba e ao seu próprio país. Talvez por isso tenha conseguido alavancar a candidatura de Iván Cepeda, que é o candidato da situação.

Cepeda é o candidato do Pacto Histórico e tem proposto continuar e aprofundar as reformas sociais que avançaram com Petro, bem como garantir a continuidade do processo de paz. É um homem que fala ao coração dos camponeses, dos indígenas e dos trabalhadores. Dentre os candidatos de oposição destaca-se o advogado, cantor e empresário, Abelardo de la Espriella, que se apresenta como um independente, embora tenha entre seus apoiadores figuras conhecidas da política tradicional. Vai pela direita, ao estilo Bukele e Trump. Também está no páreo a candidata Paloma Valencia, senadora uribista de puro sangue. Coloca-se como uma candidata de centro, mas é a favorita dos partidos tradicionais.

As últimas pesquisas dão vitória a Iván Cepeda, algumas arriscam inclusive a possibilidade de liquidar a fatura já no primeiro turno. Mas, a política colombiana é tortuosa e figuras nefastas como Álvaro Uribe, que inclusive teve sua prisão suspensa e está livre para mexer os pauzinhos da política. Não é pessoa para ser subestimada.

No domingo, cerca de 41 milhões de colombianos participarão do processo eleitoral. O pleito elege presidente e vice já que as eleições legislativas aconteceram em março. Caso vença, Iván Cepeda vai precisar fazer acordos para governar já que o Pacto Histórico não garantiu maioria no Congresso. Ainda assim, uma vitória de Cepeda fortalece a luta histórica do povo colombiano por um tempo de paz e de construção de soberania. Se não conseguir mais de 50% no primeiro turno, a segunda volta acontece em 21 de junho.

Últimas Notícias