Início|Curso Livre|Curso Livre – O que ler para entender a AL

Curso Livre – O que ler para entender a AL

Por IELA em 28 de julho de 2020

Curso Livre  – O que ler para entender a AL

O Curso Livre do IELA – O que ler para entender a América Latina já está com mais de 5000 pessoas inscritas. As aulas começam nessa quarta-feira 29 de Julho às 19 horas (Horário de Brasília). O curso que vai ser ministrado pelo Prof. Nildo Ouriques será formado por 12 encontros mensais, oferecendo uma apropriação crítica de autores e livros que são clássicos do pensamento latino-americano.
A alta quantidade de pessoas interessadas no curso tem sido acompanhada das mais variadas dúvidas e relatos de problemas com a inscrição. Abaixo damos algumas orientações gerais sobre o curso.
Para quem ainda não se inscreveu:
• O curso é gratuito e voltado para a comunidade em geral, não exigindo qualquer outra formação que não o interesse genuíno em conhecer a realidade da América Latina. Ao final do mesmo haverá emissão de certificado por se tratar de um projeto de extensão do IELA junto à UFSC.
• As inscrições foram prorrogadas até às 23:59 do dia 07/08.
• Para se inscrever você deve acessar o endereço: http://inscricoes.ufsc.br/o-que-ler-para-entender-a-america-latina
• Logo que clicar em Solicitar Inscrição você será direcionado à tela do Sistema de Autenticação Centralizada da UFSC.
• Caso já tenha algum vínculo com a Universidade Federal de Santa Catarina, basta efetuar login com seu usuário e senha.
• Já se este não for seu caso, você deve clicar em “Cadastre-se” e se cadastrar no sistema de modo a conseguir realizar a inscrição. No caso de você ser estrangeiro não se esqueça de trocar o campo país de “Brasil” para o seu país de origem. Assim o campo CPF deixa de ser obrigatório.
• Se você tiver algum problema com a opção acima, outra opção de cadastro pode ser feita clicando na página anterior em “Entrar com gov.br” e realizando o cadastro por meio do seu CPF.
• Algumas pessoas relataram que quando tentaram se inscrever apareceu a mensagem de erro “CPF Irregular”. Nesse caso, provavelmente seu CPF está irregular com a Receita Federal. Isso pode ter acontecido por você ter deixado de entregar alguma declaração do Imposto de Renda ou não ter votado nem justificado nas ultimas eleições. Sugerimos que nesse caso você consulte o site da Receita Federal para verificar se realmente seu CPF está irregular. Infelizmente se este for o caso, o IELA não pode garantir sua participação no curso, pois o sistema da UFSC permite cadastro apenas de CPFs regulares.
• Caso você precise utilizar nome social, pedimos que se inscreva no curso com seu nome civil, garantindo sua vaga, e após isso envie o formulário Requerimento Geral (http://equidade.saad.ufsc.br/files/2016/07/REQUERIMENTO-GERAL.1.pdf) com sua solicitação por escrito e uma cópia de um documento com foto para o e-mail iela@contato.ufsc.br. O IELA providenciará junto à UFSC a inclusão do nome social no sistema da UFSC e no certificado do curso.
• Caso você tenha tido qualquer outro problema para realizar a inscrição e as informações dessa página não lhe ajudaram a solucioná-lo, pedimos que envie um e-mail para iela@contato.ufsc.br com seu nome completo explicando a situação.
• Se ainda assim infelizmente o seu problema de inscrição não puder ser resolvido, não se assuste. Futuramente o IELA disponibilizará todas aulas do Curso em seu canal no Youtube, garantindo o acesso livre ao conteúdo.
Para quem já se inscreveu:
• As aulas do Curso Livre do IELA – O que ler para entender a América Latina acontecerão sempre na última quarta-feira do mês, às 19 horas, pela plataforma Moodle Grupos da UFSC.
• A exceção é Dezembro, quando o encontro será antecipado para o dia 16 em função das festas de fim de ano.
• Para entrar na plataforma do curso acesse https/grupos.moodle.ufsc.br/ e faça login com o usuário e a senha que você criou quando se inscreveu no curso ou com o ID UFSC caso você tenha vínculo com a Universidade Federal de Santa Catarina.
• As aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma do curso na página “Sala de aula”.
• A gravação também será disponibilizada no dia seguinte à transmissão ao vivo, para que todos possam assisti-la. Inclusive a gravação primeira aula, do dia 29/07 já está na plataforma.
• Cada gravação ficará disponível até a aula seguinte, sendo imprescindível assistir a aula anterior para seguir com o curso.
• No campo “Fórum de discussão” do Moodle Grupos os estudantes poderão debater assuntos relacionadas às aulas ou à América Latina de forma geral. Sintam-se livres para aproveitar o espaço de debate.
• Pedimos a gentileza de que respondam a enquete “Pesquisa com os participantes” disponível na Plataforma do Curso. O objetivo é traçar um perfil do público desse curso.