Literatura Latino-Americana no IELA
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Getty Imagem
O presidente dos Estados Unidos está em uma situação delicada. Qualquer coisa que ele faça com o Irã o deixará em maus lençóis. Ou melhor, ele já está em maus lençóis. Isso acontece porque ele é arrogante, impulsivo e ignorante. Ele sofre de uma egomania patológica que turva seu julgamento e o faz frequentemente cometer gafes, embora a situação com o Irã seja pior: ela expôs a fragilidade do poder que ele lidera.
Donald Trump está desesperado porque não consegue encontrar uma saída para a teia em que se meteu, uma teia na qual ele mesmo caiu e que o está afundando. Todos os dias ele anuncia que chegou a um acordo que acabará com a guerra, e todos os dias é mentira. Todos os dias ele promete arrasar seu inimigo, e não consegue.
Ninguém mais acredita nele, assim como no menino que gritava lobo. No início, sim, houve um alvoroço quando ele ameaçou aniquilar a civilização iraniana, uma das mais antigas do mundo, em uma única noite. Mas ele repetiu a ameaça tantas vezes, e a deixou no ar tantas vezes, que ninguém mais acredita nele.
A pior coisa que pode acontecer a um governante aconteceu com ele, quanto mais a um que preside a maior potência da Terra: ele perdeu a credibilidade. Ele é visto como um fanfarrão, uma figura patética que não sabe mais o que fazer e, por impotência, recorre a insultos e ameaças.
A princípio, poderíamos até especular que era uma tática para enganar o inimigo, que ele dizia uma coisa para fazer outra, mas não, era simplesmente que ele não sabia o que fazer; estava perdido em seu labirinto de ameaças, mentiras, insultos e contradições.
O perigo reside no fato de ele ser um indivíduo desequilibrado com enorme poder militar à sua disposição. Num piscar de olhos, ele pode causar danos imensos, como aconteceu na Segunda Guerra Mundial, quando seu país lançou duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Pensávamos que vivíamos num mundo diferente, onde tais atrocidades eram coisa do passado, mas não, elas ainda estão presentes e são ostentadas como sinal de força — por ele e seus comparsas, aquele bando de homens arrogantes que o cercam e que, por possuírem o maior, mais bem armado e mais disseminado exército do planeta, acreditam que podem fazer o que bem entenderem.
No Irã, porém, eles encontraram o obstáculo que tamanha arrogância os impedia de imaginar. A resistência iraniana, sua capacidade de fazê-los ferver de raiva e estalar os dedos, é gratificante. Finalmente, alguém os enfrentou. É a satisfação de ver o valentão do bairro acovardado, com o rabo entre as pernas.
Não se trata de confrontar modos de vida ou regimes políticos. Ninguém aqui é o campeão representativo do mundo que gostaríamos para o futuro. Trata-se de denunciar a humilhação desenfreada que os Estados Unidos infligem ao mundo impunemente. Mesmo que seja apenas uma pequena parte de tudo o que gostaríamos de ver denunciado. Que ao menos alguém se levante contra eles, que mostre que é possível resistir a esse gigante.
Trump e seus comparsas sabem disso, e é por isso que estão tão perturbados, tão desorientados, cada vez mais desonestos e cada vez mais frustrados porque, do outro lado do mundo, o outro lado do mundo os refuta repetidamente, calmamente, sem pestanejar: “Não, não é verdade”, dizem, e o chamam pelo que ele é, uma fraude.
Talvez todos possamos tirar algumas conclusões úteis de tudo isso: não basta ter poder e força se não se tem um pingo de respeito pelos outros, se a intenção é pisoteá-los para conseguir o que se quer. Cedo ou tarde, alguém aparecerá para quebrá-lo e fazê-lo morder a poeira. Nenhuma pessoa arrogante, mimada ou agressiva consegue permanecer sem controle a longo prazo. No entanto, o problema reside no imenso sofrimento que se deve suportar para finalmente se livrar delas. Parece que é aí que nos encontramos agora.
Texto: Fernanda Uribe - Professora/UNAM
Texto: Lautaro Rivara
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos