Operação Três Passos
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Não é segredo que, desde o início do século XX, os Estados Unidos veem a América Latina como um território vital para garantir a expansão de seu poder — e até mesmo sua própria sobrevivência como potência global. Da ocupação militar de Cuba em meio à sua luta pela independência — seguida pelas ocupações do Haiti e da República Dominicana no início do século — passando pelo apoio a golpes de Estado na Guatemala, no Brasil e no Chile durante a Guerra Fria, até a implementação da Operação Condor, os Estados Unidos empregaram uma infinidade de estratégias militares, políticas, econômicas e culturais. Tais estratégias visavam impedir a presença de potências rivais, assegurar seus próprios interesses e preservar sua posição no cenário global.
Embora o intervencionismo tenha sido uma constante histórica, a interferência na região tornou-se cada vez mais complexa e abrangente. Hoje, formas tradicionais de intrusão são acompanhadas por novos mecanismos que, embora pareçam mais sutis, não são menos violentos. A ocupação militar, a orquestração da deposição de líderes políticos e a imposição de acordos comerciais coexistem com estratégias como o *lawfare*, o financiamento político secreto (público ou privado), a guerra algorítmica, a espionagem cibernética e campanhas de desinformação midiática — como o chamado “Hondurasgate”.
O recente vazamento de gravações de áudio envolvendo várias figuras políticas da “direita” latino-americana e governos intervencionistas, como o dos Estados Unidos — tendo Honduras como ponto de origem e centro logístico —, revela mais do que apenas conversas de conluio apoiando esforços de desestabilização regional. Ele expõe a arquitetura do poder global e a “persistência de uma lógica colonial que nunca desapareceu totalmente”.
As conversas publicadas sugerem não apenas o apoio israelense ao retorno de Juan Orlando Hernández à presidência (o ex-presidente hondurenho foi condenado por tráfico de drogas nos EUA e posteriormente perdoado por Donald Trump), mas também apontam para o controle de Zonas Econômicas Especiais, a instalação de infraestrutura tecnológica e o estabelecimento de empresas dedicadas ao desenvolvimento de inteligência artificial. …ou o estabelecimento de uma nova base militar dos EUA em Honduras; trata-se, na verdade, de uma estratégia completa voltada para a desestabilização de governos de “esquerda” ou “progressistas” (como os do México e da Colômbia). Essa estratégia revela a lógica imperial e a constante atualização da Doutrina Monroe ou do Corolário Roosevelt, para citar alguns exemplos. A persistência de formas violentas de intervenção estrangeira em territórios livres, independentes e soberanos não se manifesta exatamente como no passado; contudo, sua lógica subjacente permanece intacta: a percepção de que a América Latina e o Caribe podem e devem ser alvo de intervenção — com a frequência e das formas que forem necessárias — para manter a estabilidade exigida pelos Estados Unidos. Não nos esqueçamos de que, embora as gravações de áudio representem a manifestação mais recente da interferência dos EUA, não faz muito tempo que ocorreram ataques aéreos contra embarcações no Caribe, o bombardeio da Venezuela, a tentativa de sequestro de Nicolás Maduro enquanto ele exercia a presidência, bem como o endurecimento do bloqueio e do isolamento de Cuba.
Em meio ao atual clima turbulento na América Latina, o “Hondurasgate” nos ajuda a compreender que a ascensão de governos conservadores, de direita e autoritários na região não ocorre no vácuo; pelo contrário, ela faz parte do padrão histórico de intervencionismo dos Estados Unidos em nossos países. Além disso, o apoio aberto de Trump a Bolsonaro no Brasil, a Milei na Argentina e, atualmente, a Fujimori no Peru ou a de la Espriella na Colômbia representa uma forma de intervenção de melhor custo-benefício.
Isso não significa que as “velhas” formas de intervencionismo tenham desaparecido; de fato, elas são mais relevantes do que nunca. No entanto, o “Hondurasgate” ilustra a necessária readaptação dos métodos de controle e disciplina inerentes à lógica imperialista que sustenta a existência dos Estados Unidos.
Apesar de tudo, a América Latina resiste. Ela resiste a partir da base — por meio de movimentos indígenas e da defesa de territórios, de organizações camponesas e populares, bem como nos bairros e entre o seu povo.
***
Publicado no Observatório Latinoamericano de Geopolítica
Texto: IELA
Texto: Mário Maestri
Texto: Fernanda Uribe - Professora/UNAM
Texto: Lautaro Rivara