Início|Cinema|10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

-

Por IELA em 12 de novembro de 2015

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Entre os dias 16 e 22 de novembro, o CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, será palco da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Serão exibidos cerca de 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. 
Entre os filmes de destaque estão Betinho, a Esperança Equilibrista, que versa sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza e que abre a 10ª Mostra numa sessão para convidados no dia 16/11 as 19h30, e também o documentário 500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, que acompanha a luta das Avós da Praça de Maio, Branco Sai, Preto Fica, que aborda o preconceito racial, Encantados, longa de ficção de Tizuka Yamazaki, entre outros.  Todas as sessões serão gratuitas. 
Nesta mesma semana, a Mostra acontece em outras seis capitais: Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Campo Grande (MS), Belém (PA), Porto Velho (RO), e Aracajú (SE), promovendo sessões de filmes durante cerca de cinco dias seguidos em cada cidade.   A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal. 
A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública. 
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. 
Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos. 
MOSTRA PANORAMA:
Longas: 
Betinho – A Esperança Equilibrista, de Victor Lopes (Doc / Brasil / 2015 / 89 min.)Sinopse: Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=s7pksVLYAkU
À Queima Roupa, de Theresa Jessouroun (Doc / Brasil / 2014 / 90 min.)Sinopse: Filme mostra a violência e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, apresentando os fatos mais emblemáticos deste período do ponto de vista dos familiares, testemunhas, sobreviventes e demais envolvidos diretamente nos casos, como advogados, promotores e juízes. Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=c4E4viio5lwFélix, o herói da Barra, de Edson Fogaça (Doc / Brasil / 2015 / 72 min.)Sinopse: Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras pela sua atuação no conflito. A perda do documento real gerou um conflito, pela posse das terras que já dura mais de 50 anos. 
Encantados, de Tizuka Yamasaki (Ficção / Brasil / 2014 / 78 min.)Sinopse: Atrevida e perseverante até a teimosia, Zeneida se transforma quando é desafiada. Tem acessos de pânico. O pai quer interná-la num hospício. Zeneida só quer sobreviver, agora que encontrou seu primeiro grande amor: Antonio, o Encantado Sucuri. 
Colegas, de Marcelo Galvão (Ficção / Brasil / 2013 / 103 min.) Sinopse: Uma divertida aventura que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são trabalham na videoteca do instituto onde vivem e um dia, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte). 
Branco sai – Preto fica, de Adirley Queirós (Doc.-Ficção / Brasil / 2015 / 93 min.) Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=NJ_zeRJKUI4
Quando Meus Pais não estão em casa, de Anthony Chen (Ficção / Singapura / 2013 / 99min.)Sinopse: A rotina da família Lim é modificada com a chegada de Terry, empregada doméstica que foi para a cidade sonhando com uma vida melhor. Encarregada de cuidar do filho do casal, ela desenvolve uma relação íntima com o menino.
Porque temos esperança, de Susanna Lira (Doc./ Brasil / 2014 / 71 min.) Sinopse: Mostra a jornada de uma mulher pernambucana e a sua rejeição para tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção que pais reconheçam seus filhos. 
E-team, de Katy Chevigny e Ross Kauffman (Doc. /EUA / 2014 / 88 min.)Sinopse: O filme narra a história de quatro pesquisadores investigando e denunciando violações aos direitos humanos ao redor do mundo. 
Médias: 
Quem matou Eloá, de Lívia Perez (Doc. / Brasil / 2015 / 24 min.)Sinopse: “Quem matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o sétimo num ranking de países que mais matam mulheres.
Sobre coragem, de Guilherme Xavier (Doc. / Brasil / 2014 / 23 min.)Sinopse: Propõe experiência olho a olho com moradores da maior ocupação Sem-Teto da América Latina: a Vila Nova Palestina, localizada às margens de uma reserva ambiental ao extremo Sul de São Paulo. Um desabafo de superação existencial que trata de opressões, abandono, religião e saudade.
Habita-me se em ti transito, de Claudia Rangel (Doc. / Brasil / 2014 / 22min.) Sinopse: Apresenta 10 entrevistados em situação de rua em Juiz de Fora (MG). No discurso oral e pelas imagens, o filme aborda a sobrevivência nos espaços urbanos, a relação dos entrevistados com o entorno, o vício do álcool e do crack, a prostituição e a vulnerabilidade desta parcela marginalizada da população.
Ninguém nasce no paraíso, de Alan Schvarsberg (Doc. / Brasil / 2015 / 25min.)Sinopse: Em Fernando de Noronha, espécies em extinção encontram abrigo e políticas de preservação. Em contrapartida, a espécie humana encontra-se em extinção diante da atual proibição do nascimento na ilha, quando as gestantes são expulsas aos sete meses de gravidez e forçadas a deixar suas casas rumo a Recife ou Natal. 
Do outro lado da cozinha, de Jeanne Dosse (Doc. / França-Brasil / 2013 / 40min.)Sinopse: A história entre uma “mãe preta” e uma filha de patrões. Uma relação de amor puro une a criança à sua babá, e no entanto, esconde todo um sistema sociocultural que rege a sociedade brasileira.
Curtas: 
Abraço de Maré, de Victor Ciriaco (Doc. / Brasil / 2013 / 16min.)Sinopse: No meio da atribulação de um centro urbano, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. Do asfalto ao mangue, o curta-metragem documental “Abraço de maré” traz para a tela a história de vida de uma família ribeirinha, que mora em uma casa de taipa às margens do rio Potengi. 
Sandrine, de Elen Linth e Leandro Rodrigues (Ficção / Brasil / 2015 / 12min)Sinopse: Entre a matemática e a relação conturbada com mãe, Sandrine espera por uma cirurgia no corredor de um hospital.
Submarino, de Rafael Aidar (Ficção / Brasil / 2014 / 20 min)Sinopse: Dois anos após a morte do seu companheiro, Olavo vive isolado aos 85 anos. Na solidão do luto ele se aventura pelo mundo virtual, submergindo em uma grande fantasia entre os espaços públicos e privados da internet.
Nau insensata, de Cristiano Sidoti (Doc. / Brasil / 2014 / 15min.) Sinopse: Dias após ao Golpe Militar no Brasil, em 1964, um navio prisão foi enviado cidade de Santos. Cinquenta anos depois ex-presos retornam ao cais e relembram os fatos vividos.Do meu lado, de Tarcisio Lara Puiati (Ficção / Brasil / 2014 / 14 min.) Sinopse: As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.
O muro é meio, de Eudaldo Monção Jr (Doc. / Brasil / 2014 / 15min.)Sinopse: Aborda pichações de protesto gravados nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no Campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas           que abafam os conflitos socioculturais.                            
Gigantes da Alegria, de Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano (Doc. / Brasil / 2012 / 12min.)Sinopse: Os Gigantes da Alegria desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Os portadores de nanismo e deficiências físicas se destacam. 
Léo, de Mariani Ferreira (Ficção / Brasil / 2015 / 15min.)Sinopse: Rodrigo não aceita a homossexualidade do irmão caçula, Léo. Por isso, provocará uma tragédia da qual os dois serão as maiores vítimas.
Na direção do Som, de Jonathan Gentil e Pedro Prado (Doc. / Brasil / 2013 / 15min.)
Cartas do desterro, de Coraci Ruiz e Julio Matos (Doc. / Brasil / 2014 / 15min.)Sinopse: Oksana é armena;  Salamu é saharaui. Ambos vivem em Londres, cidade que abriga milhares de imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo. Neste filme, foram convidados a escreverem cartas contando a sua história.
MOSTRA HOMENAGEM 
Correntes, de Caio Cavechini, Ivan Paganotti e Evelyn Kuriki (Doc /Brasil/2006/58min)Sinopse: O filme foca as experiências dos que combatem a escravidão nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Ele apresenta as experiências e o cotidiano dos representantes da sociedade civil, de instituições e de entidades governamentais enquanto tenta refletir sobre as vitórias e desafios do combate à escravidão.
Memória para o uso diário, de Beth Fromaggni (Doc. / Brasil / 2007 / 1h20)Sinopse: Ivanilda busca evidências que provem que seu marido, desaparecido desde 1975, foi preso pelo governo brasileiro. Romildo procura pelo corpo de seu irmão num cemitério do subúrbio carioca. Mães choram por seus filhos, assassinados pela polícia nas favelas. 
Procura-se Janaína, de Miriam Chnaiderman (Doc. / Brasil / 2007 / 54min.)Sinopse: Há crianças sem lugar no mundo. Crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Duas décadas depois, onde estará Janaína?
Nunca Mais! Cochabamba, 11 de Janeiro de 2007, de Roberto Alem (Doc. / Bolívia / 2007 / 52min.)Sinopse: A Bolívia vive uma série de transformações políticas e sociais que deflagraram trágicos acontecimentos. Um deles ocorreu na cidade de Cochabamba em 11 de janeiro de 2007, quando se enfrentaram duas forças, dois projetos políticos, duas visões de país, e carregaram para o olho do furacão mais de 80 mil pessoas. 
Silêncio das inocentes, de Ique Gazzola (Doc. / Brasil / 2010 / 52min.)Sinopse: Uma denúncia urgente, necessária e inadiável sobre a violência contra a mulher que, mesmo depois de 4 anos da criação da lei Maria da Penha, continua fazendo muitas vítimas no Brasil. 
Quando a casa é a rua, de Theresa Jessouroun (Doc. / Brasil / 2012 / 35min.)Sinopse: O que leva crianças e jovens a viver nas ruas? O que faz com que deixem as ruas? O documentário procura responder essas perguntas com depoimentos e imagens cotidianas de jovens que cresceram nas ruas da cidade do México e do Rio de Janeiro.
O Plantador de quiabos, de Coletivo Santa Madeira (Ficção / Brasil / 2010 / 15min.)Sinopse: Uma tragHoje eu não quero voltar sozinhoicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo.
Hoje eu não quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro e Diane Almeida (Ficção / Brasil / 2010/ 17 min.)Sinopse: Leonardo, um adolescente deficiente visual que muda de vida totalmente com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo que tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, Leonardo vive a inocência da descoberta do amor entre dois adolescentes gays.Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=9exT3nIRfAY
Meu amigo Nietzche, de Fáuston da Silva (Ficção / Brasil / 2012 / 15min.)Sinopse: O improvável encontro entre Lucas e Nietzsche será o início de uma grande revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um menino. Será uma dinamite.Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=elY9oIIMkFo
MOSTRA TEMÁTICA – CRIANÇA E ADOLESCENTE 
Curtas: 
Pele um real, de Aline Guimarães (Ficção / Brasil / 2015 / 15min.)Sinopse: Cinco adolescentes, vendedores ambulantes nos sinais do Rio de Janeiro, enfrentam uma realidade estampada no cenário da cidade e vista por muitos através das janelas de seus carros. Numa sobrevida de baixa perspectiva, Pele, o recém-chegado ao grupo, se apaixona por Iara, conhecida por todos pela sua simpatia. Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=xSh_oT8qHyw
A visita, de Leandro Corinto (Ficção / Brasil / 2014 / 8min.)Sinopse: Matheus vive com seu tio Theo, a quem chama de pai. Seu pai biológico foi morar no exterior quando ele era muito pequeno, então ele sequer tem lembranças dele. Hoje, Matheus finalmente receberá a visita de seu verdadeiro pai, o que lhe trará alguns questionamentos e uma surpresa.
Longas: 
Muito Além do Peso, de Estela Renner (Doc. / Brasil / 2012 / 90min.)Sinopse: O filme mergulha no tema da obsedidade infantil ao discutir porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. 
Numa Escola em Havana, de Ernesto Daranas (Ficção / Cuba / 2014 / 108min.)Sinopse: Chala, um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia. Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela, por quem ele tem um grande respeito. Trailer: https/www.youtube.com/watch?v=MCP8QESvYzo
500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti (Doc. / Argentina – Brasil / 2013 / 100min.)Sinopse: Durante a ditadura militar na Argentina, foram sequestrados bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo “Avós da Praça de Maio” criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. 
Alma da Gente, de Helena Solbertg e David Meyer (Doc. / Brasil / 2013 / 83min.)Sinopse: Um grupo de jovens da Zona Norte do Rio de Janeiro ensaia o último espetáculo do Corpo de Dança da Maré, coordenado pelo Coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.
O Contador de Histórias, de Luiz Villaça (Ficção / Brasil / 2009 / 110min.)Sinopse: Criado na Febem e adotado por uma pedagoga francesa, Roberto Carlos retorna à Febem, após concluir seus estudos, como educador. Ali começa sua história com outras crianças e adolescentes. Ele vai adotando-os e criando uma família numerosa, com vinte filhos adotivos. Alguns ditos irrecuperáveis, como ele, pelas instituições.
Mais informações pelos telefones:
+55 21 3804.5600 (Instituto Cultura Em Movimento)+55 61 2027.3941 (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – Ascom)
Informações para a imprensa: 55 21 2540 6960Marcelle Braga: 21 9 8842-4820- marcelle@paralelocomunicacao.com.brRegina Lustosa: 21 9 8818-1006 – regina@paralelocomunicacao.com.br
 

Últimas Notícias