Início|América Latina|Arte na América Latina

Por IELA em 17 de agosto de 2015

Arte na América Latina

Arte muralista do mexicano Orozco

Será ministrado, nos dias 25, 27 e 28 de agosto, na Lagoa da Conceição, Florianópolis, o curso Arte na América Latina: século XX, que visa introduzir um panorama da arte latino-americana durante o século XX, desde os movimentos socializantes que tiveram seu eixo no muralismo mexicano, passando pelas tendências construtivas, até a internacionalização da arte própria da década de 90.  Escapando de uma enumeração de datas e nomes, o seminário se propõe a estabelecer cruzamentos e convergências entre as diversas produções dos países latino-americanos, elaborando, assim, uma história compartilhada.
Conteúdo:
1 –  América Latina: considerações históricas e geográficas; Muralismo e tendências socializantes como marco de articulação no continente Rivera, Orozco y Siqueiros; Joaquin Torres García: Universalismo Construtivo; Antropofagia.
2  – Tendências construtivas; Madí e Concreto Invención, Argentina; Concreto e Neoconcreto, Brasil; Cinetismo.
3 – Latino-americanos globais/glocais; Leon Ferrari (Argentina), Cildo Meireles (Brasil), Luis Camnitzer (Uruguai), Gabriel Orozco (México), Guillermo Kuitca (Argentina), Carlos Garaicoa (Cuba), Doris Salcedo (Colômbia), Jorge Macchi (Argentina).
Ministrante: Julia Buenaventura
Julia Buenaventura (Bogotá, 1977, reside no Brasil desde 2007) é crítica e historiadora da arte latino-americana. É Doutora em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, 2014  (Fapesp) e Mestre em História e Teoria da Arte e da Arquitetura da Universidade Nacional de Colômbia, 2007. Ditou cursos e palestras em diversas instituições, como: Universidade Javeriana (Bogotá), Malba (Buenos Aires), Universidade de Paraná e SESI (Curitiba), Instituto Tomie Ohtake, Fundação Getúlio Vargas, SESC e MAM (São Paulo). Tem publicado artigos e ensaios em diferentes médios virtuais e impressos, como ArtNexus, Esfera Pública, Revista Arcadia e Forum Permanente. Recebeu o Prêmio Nacional de Crítica, Colômbia, 2012, e o Prêmio Estímulos do Ministério de Cultura de Colômbia, que teve como resultado o livro “Polvo eres. El correr del tiempo en María Elvira Escallón”, publicado em 2015.
Carga Horária: 9 horas
Horário: 25, 27 e 28 de agosto das 19h às 22h