Início|Covid|Cuba tem teste para Covid 100% nacional

Cuba tem teste para Covid 100% nacional

-

Por IELA em 05 de julho de 2021

Cuba tem teste para Covid 100% nacional

Com informações de Yaditza del Sol González – Granma
Um novo produto biotecnológico, criado pelo Centro de Imunoensaio e validado pelo Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, o Umelisa SARS-COV-2 antígeno, deverá ser entregue a Empresa Comercializadora e Distribuidora de Medicamentos (Emcomed) para que passe a fazer parte dos protocolos sanitários de detecção do vírus na ilha cubana. 
Os primeiros 644 kits já devem começar a chegar aos postos de saúde ainda nessa semana, depois de o antígeno ter sido exaustivamente testado e comprovada sua eficácia.  O propósito é de ser um produto eficaz para contribuir nos diagnósticos supeitos de Covid de maneira rápida. 
A vice-diretora da área de Desenvolvimento e Produção de Diagnosticadores, irina Valdívia Álvarez, afirma que esse teste pode identificar em apenas quatro horas, nos assintomáticos, se eles portam  o vírus ou não. Este é um teste 100% cubano, tanto o kit como as matérias primas usadas para sua produção. Nos próximos dias o sistema já poderá contar com mais de 705 mil kits das provas de diagnóstico, melhorando ainda mais o controle do coronavírus em Cuba.

 

Últimas Notícias