Início|México|Deputados mexicanos rechaçam reforma elétrica

Deputados mexicanos rechaçam reforma elétrica

-

Por IELA em 18 de abril de 2022

Deputados mexicanos rechaçam reforma elétrica

Foto: La Jornada

O governo de López Obrador não conseguiu os 332 votos necessários para aprovar uma reforma no setor elétrico do México. A intenção era anular a lei votada em 2013, proposta pelo então presidente Enrique Peña Nieto, que deu mais benefícios para as empresas privadas e estrangeiras no manejo deste setor estratégico para a nação.  A proposta da reforma era mudar a chave, renacionalizar, favorecer as empresas estatais de geração de energia para que elas possam ser autossuficientes e diminuir a dependência ante os projetos privados e estrangeiros.
A votação foi uma maratona de protestos e discursos e acabou em 275 votos a favor, 223 contra e 0 abstenções. O governo conseguiu a maioria simples, mas era necessário a maioria qualificada. Sendo assim, segue valendo a lei de 2013. O presidente López Obrador lamentou o que chamou de “traição à pátria” dos deputados de oposição e pontuou que logo terá uma resposta para o tema. 
Hoje chega ao Congresso nova proposta do governo, desta vez com referência à mineração, na qual também existe a preocupação com o poder das empresas estrangeiras. O governo quer garantir a propriedade nacional do lítio, evitando entregar para mãos privadas. A considerar o resultado desta madrugada, vai ser difícil para a situação passar essa proposta. A maioria da oposição formada pelos deputados do PAN, PRI, PRD e MC seguirá defendendo o setor privado. 
****
Foto e informações: La Jornada
 

Últimas Notícias